Nada pior do que comer um pastel mole, sem estrutura, que desmonta fácil e não mantém a crocância. Para resolver esse problema, um truque eficaz é acrescentar pinga na massa.

O resultado é uma massa de pastel crocante porque a pinga ajuda a criar bolhinhas de ar no interior da massa quando ela está fritando. Experimente já! Confira o passo a passo ensinado pelo Tudo Receitas.

Ingredientes:

  • 500 gramas de farinha de trigo sem fermento
  • 200 mililitros de água morna
  • 100 mililitros de óleo
  • 2 colheres de sopa de pinga (cachaça)
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo:

  1. Comece por misturar a farinha peneirada, o óleo, a pinga e o sal numa tigela.
  2. Enquanto amassa com uma mão, com a outra mão adicione a água aos poucos até dar ponto de sova, ou seja, até obter uma massa semelhante à massa de pão, desgrudando das mãos.
  3. Quando a massa de pastel tiver a consistência pretendida, amasse bem com ambas as mãos até obter uma massa de pastel macia e lisinha. Forme uma bola e deixe descansar por 15 minutos — durante esse tempo a massa não vai crescer, apenas ficar mais consistente.
  4. Abra a massa de pastel bem fininha com a ajuda de um rolo de cozinha. Depois corte retângulos, coloque recheio a gosto e feche.
  5. Frite seu pastel caseiro em óleo quente e retire para um prato com papel absorvente, para conseguir um pastel crocante e sequinho. Sirva em seguida.
  6. Dica: Se quiser guardar a massa para usar depois, envolva em plástico filme e coloque na geladeira.