Usuários da rede social de relataram instabilidade na plataforma durante a manhã desta sexta-feira (30). Ao tentarem fazer login, o procedimento é impedido e a seguinte mensagem aparece na tela:

“O retornará em breve. No momento, o Facebook está fora do ar para uma manutenção obrigatória, mas deve voltar em alguns minutos. Enquanto isso, leia mais sobre o motivo de você estar vendo essa mensagem. Agradecemos sua paciência enquanto melhoramos o site”.

O recado é claro quando diz que melhorias estão sendo feitas, exclusivamente, no site. É que nos aplicativos de celular, a situação permanece sem qualquer problema. Apenas os usuários que se conectam pelo computador ou pelo navegador do dispositivo móvel é que podem ficar impossibilitados de fazer login por um curto espaço de tempo.

Este procedimento é antigo e acontece há anos na rede social. Se for pego de surpresa, aguarde os minutos necessários para que tudo volte ao normal, ou acesse pelo aplicativo em celulares ou tablets.

Também não é comum que ele aconteça com todos de uma vez ou com muitos ao mesmo tempo. Este aviso ocorre apenas em casos isolados, porque a manutenção do site é feita de forma gradual. Da mesma forma que uma pessoa pode ser acometida pela instabilidade, outras podem passar intactas, sem problema nenhum ao logar na plataforma por navegadores de internet.