Três gerações. Isso mesmo, três gerações de pessoas que nascem, crescem e vão em busca dos seus sonhos. O que todas elas têm em comum? O ensinamento e cuidado feitos por uma pessoa: Mari Amélia dos Santos Barbeta. Aos 83 anos, ela carrega uma legião de admiradores por sua garra na luta pela família.

Mãe de 3 filhos, dois homens e uma mulher, avó de 12 netos e bisavó de mais 8. O resultado disso tudo? Uma casa cheia de vida e muito amor. Maria Amélia contou ao Midiamax que foi mãe aos 19 anos e avó aos 38. Já o título de bisavó chegou aos 60. Para ela, vivenciar as experiências foi o melhor presente que poderia receber na vida.

Maria Amélia e os três filhos (Foto: Arquivo Pessoal)

 

“Todas essas experiências me fizeram muito mais feliz, pude acompanhar de perto a educação e crescimento não só dos meus filhos, mas também das minhas netas”, disse. A dona de casa também ajudou na criação de quatro netas, que moraram com ela. Além disso, uma de suas bisnetas também foi criada na mesma casa e mora lá até hoje.

Maria Amélia e Nicole Barbeta. Bisneta foi criada desde pequena pela avó (Foto: Arquivo Pessoal)

 

“Mesmo passando por lutas,sempre esteve ao lado da familia.Tornando a matriarca e sendo um exemplo de mãe e mulher”, disse Silvia, uma de suas filhas.

Presente na vida de todos, é difícil encontrar alguém que não viveu bons momentos ao lado de Maria Amélia. De impecável e jeito leve de enxergar o mundo, sua história está projetada no coração de cada integrante da família. Não foi à toa que uma de suas bisnetas, que completou 3 meses recentemente, recebeu o mesmo nome.

“Essa homenagem me fez acreditar que tudo que semeei como mulher, mãe, vó e bisavó deram bons frutos. Em dias tristes são meus netos e bisnetos que me alegram, me dão vida e energia para poder ver eles crescerem, alguns formarem e outros casarem. É esse o meu pedido a Deus todos os dias, que eu tenha saúde para viver muitos anos com os meus”.

Maria Amélia, 3 meses, recebeu o mesmo nome da bisavó (Foto: Arquivo Pessoal)

 

“Sempre quando me imaginava mãe pensava um dia se eu tiver uma filha darei o nome lindo da minha avó a ela, que ela herde a herança genética de mulher inspiradora que minha vó é”, contou Mariuxa Barbeta, neta de Maria Amélia.

Neste Dia das Mães, a matriarca ainda manda um recado a todos as leitoras: “Para todas as mães, vovós e bisavós, deixo também o meu feliz Dia das Mães e saúde para continuarmos nessa jornada que Deus nos deu”.

Maria Amélia e bisnetos (Foto: Arquivo Pessoal)
Maria Amélia e bisnetos (Foto: Arquivo Pessoal)
Maria Amélia e bisnetas gêmeas (Foto: Arquivo Pessoal)