Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Made in Pantanal: ´Transcendente´, o novo som de Leo Copetti pra curtir e adicionar à sua Playlist 

Disponível nas plataformas musicais, o EP do músico e compositor Leo Copetti é um convite a curtir um som de primeira, onde (o bom e velho) amor é a inspiração motriz. Intitulado “Transcendente”, o primeiro trabalho encabeçado de frente pelo artista, marca uma nova fase em sua carreira como cantor solo e autoral. Composto por 6 singles, Leo […]
Arquivo -

Disponível nas plataformas musicais, o EP do músico e compositor Leo Copetti é um convite a curtir um som de primeira, onde (o bom e velho) amor é a inspiração motriz. Intitulado “Transcendente”, o primeiro trabalho encabeçado de frente pelo artista, marca uma nova fase em sua carreira como cantor solo e autoral.

Composto por 6 singles, Leo experimenta outras vertentes musicais, bebe da fonte da MPB e outras influências, o que difere de seus projetos relacionados à música eletrônica, em sua versão Produtor Musical e DJ.

“Pela primeira vez assumo mesmo meu nome como artista solo autoral ‘Leo Copetti’, cantor e compositor, e isso é uma novidade pra muita gente conhecida daqui que sempre me via ou taxava como “o Leo do eletrônico” ou o “Leo DJ” (risos). Em todos os trabalhos estavam lá as canções autorais, letras musicadas, e alguns vocais meus de vez em quando”, conta Leo. 

Transcendente é um resgate desse seu lado autoral, agora Leo assume os vocais e flerta mais profundamente com a música dita “tradicional” (baixo-guitarra-violão-bateria), uma linguagem não mais tão eletrônica e de programações complexas, mas mais instrumentalizada.  

Concebido em meio ao sul-mato-grossense, inspiração definitivamente não faltou na produção do EP. “O trabalho é basicamente uma compilação de composições dos últimos anos, e muitas letras ou músicas foram escritas e feitas lá no Pantanal, ou sob absoluta inspiração de lá, onde vivo e trabalho por certas temporadas do ano paralelamente a minha vocação musical”, explica.

 

A Caminhada

Minha história com produção musical começa lá em meados dos anos 90 quando morava em Porto Alegre, tinha 18 anos e produzi uma fita demo com 16 canções autorais num estúdio bacana de lá. Já tocava violão e piano há muito tempo, e na época andava escrevendo letras e poesias freneticamente, e compondo muito mesmo na pegada ‘MPB’, ‘pop rock’, ‘reggae rock’. Esse fato me deixou profundamente marcado pra sempre pelo ambiente profissional dos estúdios e de lá
prá cá não parei mais, só ampliei as possibilidades de atuação profissional na música: virei músico de aparatos eletrônicos, produtor musical, compositor de trilhas para audiovisual, sound designer e microfonista de som-direto, proprietário de estúdio de gravação.  

 
Música Eletrônica 

Um capítulo importante da minha trajetória é quando fui morar em aos 20 de idade, de 1997 a 2000, lá bem no estouro das raves, e dos projetos e duos de música eletrônica… Essa experiência foi intensa pra mim e me abriu demais a cabeça, a partir dali fui estudar o amplo cenário da música eletrônica e seus infinitos gêneros, estilos e cenas, e acima de tudo os métodos de produção musical baseados na tecnologia musical e da música eletrônica em geral. 

Encabecei vários projetos de eletrônica por aqui no MS nos últimos anos, teve o Every Single Soul lá nos anos 2000, depois na sequência o trio DELETRONICA, e mais recentemente o duo Sônico com o músico Ton Alves. 

Transcendente 

O que eu quis nesse álbum foi bem simplesmente cantar o ‘amor’, esse velho tema batido e rebatido, o amor com saudade, ou amor da ilusão, da fantasia ou da esperança. Mas com musicalidade, ora com ternura, ora energia e ritmo. 

São todas canções autorais, mas em duas delas rolou parcerias. O produtor geral do trabalho foi meu colega Roberto Torminn, que fez a mixagem e produção das guitarras e baixos sobretudo, eu fui uma espécie de coprodutor e me autoproduzi os vocais, além de teclados e violões, mas rolou muitos outros músicos convidados também, como o Adriel Santos fazendo as baterias e percussões, Heber e Priscila Queiroz nos backings, e muito mais artistas bons, muita gente talentosa envolvida mesmo. Destaco uma camerata da Orquestra de para a música título Transcendente. Essas gravações aconteceram sobretudo ao longo de 2018, finalizadas e mixadas em 2019, nada surge assim do nada né?

 


Audiovisual
 

No meu canal do Youtube, no Facebook e no Instagram (@leocopeetioficial) tem alguns vídeos rolando, nada ainda produzido de forma ‘pro’, mas nos formatos mais casuais, conteúdos mais caseiros e despojados. O vídeo de Seca Solidão foi muito bem recebido, com os músicos originais da faixa de estúdio, Melissa Azevedo, Renan Nonato, Ton Alves e Adriel Santos. 

Outros planos e um novo papel 

Em 2021 o plano é retomar os lançamentos, para breve, pois foram gravadas 12 músicas na verdade! A ideia sempre foi lançar dois EPs de 6 faixas cada, então esse ano vem mais lançamentos aí, rocks e MPBs bem autoral. As músicas já estão prontas, mixadas e masterizadas, no cartucho, só esperando para disparar. Enquanto isso, no meu universo particular, meu lançamento mais ansioso e esperado é a chegada do meu filho. 

Acompanhe o trabalho de Leo Copetti, se inscreva em seu canal no YouTube (clique aqui); Siga seu Instagram (aqui) e Spotify (aqui) e deguste sem moderação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Palmeiras

Dudu é condenado a seis jogos de suspensão e multa do STJD por misoginia contra Leila Pereira

Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ)

Em dia de operação contra Jair Bolsonaro, Flávio desembarca na Europa

Com alerta de queda de temperatura, Ponto de Apoio permanece ativo no Parque Ayrton Senna

Nova técnica do Fortaleza será 1ª mulher à frente de time masculino no basquete brasileiro

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Justiça nega liminar e mantém assessor de Claudinho Serra preso por corrupção e lavagem

Últimas Notícias

Cotidiano

Aeroporto de Campo Grande ganhará nova sala VIP em 2026 

Abertura de salas no interior de MS ainda não tem previsão, conforme a Aena

Polícia

Defesa nega agressão a jovem que teve de deixar MS para fugir de ex-namorado

Defesa diz que não houve tentativa de feminicídio, como a jovem relatou anteriormente ao Jornal Midiamax

Polícia

VÍDEO: Peão sofre acidente durante montaria em exposição agropecuária no interior de MS

Devido ao impacto, a vítima precisou ser transferida para Santa Casa de Campo Grande

Política

Vander e Kemp reforçam convite e Fábio Trad define futuro no PT até agosto

Trad deixou o PSD, pois o partido estava se alinhando com nomes da direita política