Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Livro sobre Dom Aquino será lançado para comemorar aniversário de Campo Grande

Obra será lançada no dia 24 de agosto para retratar os 100 anos da excursão do arcebispo à Capital
Arquivo -

O aniversário de , celebrado no dia 26 de agosto, está chegando! E um presente especial está sendo preparado para homenagear os 122 anos da nossa eterna Capital. No dia 24 desse mês, o Dom Aquino. 1920 – 2020, Centenário da Excursão Presidencial ao Sul de Mato Grosso” será lançado para contar a história da excursão realizada pelo arcebispo e sua trajetória por terras campo-grandenses.

Pe. Tiago Figueiró e Ricardo Figueiró são os organizadores da obra, que reúne textos autorais e de outras personalidades para abordar os 100 anos dessa importante viagem.

“É um livro que comemora o centenário da vinda de Dom Aquino a Campo Grande. Na época, ele era presidente do Estado. Presidente porque era o nome que se dava ao que nós, hoje, chamamos de governador. Ele fez uma viagem que se chamava ‘Excursão’ e, nessa viagem, ele foi para o norte do Mato Grosso e depois veio para a região sul. Aqui na região sul, ele visitou de Porto Murtinho a Três Lagoas e passou por Campo Grande em 1920, então o livro retrata isso”, explica o geógrafo Arnaldo Rodrigues Menecozi ao jornal Midiamax, que atua no Instituto Histórico e Geográfico de MS (IHGMS), organização responsável pelo lançamento literário.

Além disso, a obra também aborda o contexto em que Campo Grande vivia nos anos de 1920.

“D. Aquino chegou a Campo Grande por trem, vindo de Aquidauana, tendo sido recebido na estação ferroviária. As crônicas de sua visita aos municípios nos fazem sentir participantes dessa aventura que ainda hoje empolga e desafia. Os textos de jornal da época utilizados foram transcritos para a grafia atual para facilitar ao leitor”, comentaram os organizadores da obra, Pe. Tiago Figueiró e Ricardo Figueiró.

Sobre o livro

De acordo com os responsáveis, “Dom Aquino. 1920 – 2020, Centenário da Excursão Presidencial ao Sul de Mato Grosso” é dividido nos respectivos assuntos:

  1. Dom Aquino Corrêa e o Sul de Mato Grosso – 1920 – Fernando dos Anjos Souza. Coronel R/1 do Exército Brasileiro, declarado aspirante a oficial da Arma de Engenharia na Turma de 1978 da Militar das Agulhas Negras. Mestre e Doutor em Ciências Militares. Graduado em História, especialista em docência do Ensino Superior, mestre em Educação e Doutor em História pela Federal da Grande (UFGD).
  2. Traços de um homem de Deus. Dom Francisco de Aquino Corrêa – Germano Aleixo Filho, Prof. da Universidade Federal de Mato Grosso, atual assessor da Presidência do TJMT.
  3. Obras e dom literário de Dom Aquino – Rubenio Marcelo, poeta escritor, membro efetivo da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e membro correspondente da Academia Mato-Grossense de Letras.
  4. Apontamento sobre Dom Aquino e a pacificação política em Mato Grosso – Carlos Alexandre Barros Trubiliano, Docente da Universidade Federal de Rondônia (Unir); Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)/ Campus de Franca.
  5. Crônica da estadia de D. Aquino em Campo Grande. 4 a 9 de junho de 1920 – Pe. Tiago Figueiró, Salesiano de D. Bosco – SDB.
  6. A história da Capela do arraial de Santo Antônio nas origens de Campo Grande – Sr. Ricardo Maria Figueiró, empresário e Pe. Tiago Figueiró, SDB.
  7. A demanda de regularização da Fazenda Cabreúva, município de Campo Grande, ao governador D. Aquino – Sr. Ricardo Maria Figueiró, empresário e Pe. Tiago Figueiró, SDB.
  8. Deputado Federal, General Manuel Severiano Ferreira Marques. Membro da Comitiva de D. Aquino – Pe. Tiago Figueiró, SDB.
  9. Roteiro da Visita do Governador do Estado de Mato Grosso Dom Aquino aos Municípios do Sul do Estado. 1920 – José Vicente Dalmolin, Professor, Graduado em história, geografia (UFMT) e pedagogia (UFMS). Pós-graduado pela UFRJ e mestrado pela UFSC.

Serviço

O livro será lançado no dia 24 de agosto no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, às 19 horas. Interessados em comprar a obra podem comparecer ao local e falar diretamente com os responsáveis nos horários de atendimento, de segunda a sexta-feira.

Quem foi Dom Aquino

Francisco de Aquino Corrêa foi um arcebispo que assumiu a presidência do Estado de Mato Grosso, em 1917, aos 32 anos. Dom Aquino nasceu em Cuiabá, em 1885, e faleceu em 1956; foi o único mato-grossense a compor o quadro da Academia Brasileira de Letras, graças aos inúmeros livros que escreveu. Foi também um dos principais incentivadores à fundação da Academia Mato-grossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

“D. Aquino foi quem elevou à categoria de cidade, o município de Campo Grande. A sua visita nos faz conhecer melhor as raízes de Campo Grande, começada depois da Guerra da Tríplice Aliança. Seus inícios estão ligados a Santo Antônio, cuja memória do marco inicial (A capela do Arraial de Sto Antônio) foi negligenciada; e estão ligados à ocupação da terra como o atestam a história de uma rua esquecida chamada Joaquim Ornellas, bem como a história da fazenda Cabreúva, que dá nome de bairro na cidade, cujas memórias foram ocultadas, silenciadas, esquecidas na sua história”, explicou o Pe. Tiago Figueiró.

Livro será lançado no dia 24 de agosto, em Campo Grande (Foto: Divulgação)

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
corrida

Bonito recebe circuito nacional de corrida no fim de semana

Com aumento de 3.500%, MS lidera crescimento de acidentes com escorpiões no país

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Último dia de missão contra tarifaço, senadores de MS têm reuniões e coletiva de imprensa

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Oruam vira réu por tentativa de homicídio contra policiais; entenda

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: De tornozeleira, médico que agrediu ex-mulher faz ameaças em Campo Grande

A mulher já registrou 3 boletins de ocorrência contra o médico

Mundo

VÍDEOS: Veja estragos de maior terremoto em 14 anos que atingiu Rússia, Japão e outros países

Tremor de magnitude de 8,8 causou tsunamis na Rússia e Japão

Cotidiano

Enquanto a maça e o mamão encarecem, preço do limão e batata caem na Ceasa-MS

Quedas nos valores oscilam entre 7 e 16,6%, comparado a semana anterior

Polícia

Detentos são absolvidos por assassinato de jovem que matou Danilo em Campo Grande

Um dos réus vai ser internado em ala psiquiátrica de penitenciária da Capital