MidiaMAIS

LIENCA confirma cancelamento de Desfile das Escolas de Samba de Campo Grande em 2021

A Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande confirmou o cancelamento providencial do tradicional Desfile das Escolas de Samba em 2021

Carlos Yukio Publicado em 12/02/2021, às 07h56 - Atualizado às 08h38

None
LIENCA confirma cancelamento de Desfile das Escolas de Samba de Campo Grande em 2021

A Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande divulgou por meio de live na noite desta quinta-feira (11) nota oficial na qual confirma o cancelamento providencial do tradicional Desfile das Escolas de Samba em 2021 em decorrência da pandemia do coronavírus. A entidade frisou que o Carnaval não é apenas baseado em folias e que a segurança dos foliões é primordial.

A reunião contou com a presença dos diretores e presidentes das 7 agremiações de Campo Grande, sendo elas: Deixa Falar, Vila Carvalho, Igrejinha, Catedráticos do Samba, Unidos do Cruzeiro, Cinderela Tradição e Unidos do Aero Rancho. Festejado desde a década de 60, o desfile de Carnaval é uma tradição cultural da cidade e também traz movimentação turística ao município. Segundo o presidente da LIENCA CG Alan Catharinelli, as Escolas tomaram a decisão do cancelamento em conjunto com a Prefeitura Municipal, Sectur, o Governo do Estado e Fundação de Cultura.

“Sabemos que estamos em um momento muito difícil, há um ano conversando dialogando  buscando alternativas para que pudéssemos realizar o desfile de Campo Grande. Infelizmente, as Escolas foram muito afetadas, não puderam realizar seus tradicionais eventos e realizar os ensaios ao finais de semana, muito menos envolver suas comunidades. Os barracões foram fechados, apenas com trabalhos internos com medidas de biossegurança”, explica o presidente da Liga, que contém em suas agremiações muitos membros do grupo de risco do coronavírus.

A decisão se remete a ainda instável realidade da pandemia no Estado. Até a última quarta-feira (10), Mato Grosso do Sul havia registrado 3.075 mortes causadas por coronavírus. De acordo com os boletins epidemiológicos da SES, em 2021 foram confirmados 741 óbitos por Covid-19. O Estado começou o ano registrando, em cinco dias, mais mortes do que os quatro primeiros meses da pandemia.

Segundo o vacinômetro, até esta quinta-feira (11), 73 cidades de Mato Grosso do Sul já haviam começado a imunizar idosos a partir de 80 anos contra o coronavírus. O número aumentou 30% em menos de uma semana. Há seis dias, apenas 56 municípios haviam iniciado a vacinação nesta faixa etária.

Confira a nota completa do cancelamento do Desfile das Escolas de Samba em 2021 abaixo:

O CARNAVAL DE CAMPO GRANDE-MS É UMA TRADIÇÃO CULTURAL, FESTEJADA DESDE A DÉCADA DE 1960, O DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA, JÁ FAZ PARTE DO CALENDÁRIO DE EVENTOS DA NOSSA CAPITAL, DADA A SUA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO CULTURAL E TURÍSTICO. AS ESCOLAS DE SAMBA SÃO ENTIDADES CULTURAIS, QUE DESENVOLVEM AÇÕES DE INSERÇÃO SOCIAL NAS SUAS COMUNIDADES, AGREGANDO E PROPORCIONANDO OPORTUNIDADE DE SERVIÇO E RENDA A MILHARES DE PESSOAS.

O PERÍODO DOS FESTEJOS CARNAVALESCOS INCREMENTAM AINDA MAIS A ECONOMIA DOS SETORES DE SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, BEBIDAS, INDÚSTRIAS, MÚSICA, COMÉRCIO QUE EMPREGAM INÚMEROS PROFISSIONAIS. CARNAVAL NÃO É SÓ FOLIA.

A LIGA DAS ENTIDADES CARNAVALESCAS DE CAMPO GRANDE/MS NESSES ÚLTIMOS MESES REALIZOU INÚMEROS DEBATES, REUNIÕES, PLENÁRIAS COM OS PRESIDENTES DAS ESCOLAS DE SAMBA FILIADAS E COM OS SEUS PARCEIROS PÚBLICOS E PRIVADOS, A RESPEITO DOS DESFILES NO CARNAVAL DE 2021. DIANTE DAS INCERTEZAS, DAS MEDIDAS DE BIOSEGURANÇA QUE ESTÃO SENDO ADOTADAS PELAS AUTORIDADES FEDERAL, ESTADUAIS E MUNICIPAIS, TUDO FOI CUIDADOSAMENTE AVALIADO, PARA PRESERVAR A SAÚDE DOS COMPONENTES DAS ESCOLAS NOS SEUS BARRACÕES, NA AVENIDA, CASO O EVENTO FOSSE REALIZADO.
CONSIDERANDO QUE AS ESCOLAS DE SAMBA ESTÃO COM SEUS BARRACÕES FECHADOS DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA, NÃO REALIZANDO SEUS EVENTOS E ENSAIOS; CONSIDERANDO QUE CARNAVAL É ALEGRIA, É ABRAÇO, É AGLOMERAÇÃO E EM RESPEITO A TODAS AS ORIENTAÇÕES POR MEIO DE DECRETOS DO GOVERNO DO ESTADO E DO PREFEITO MUNICIPAL, À TODA A NOSSA COMUNIDADE E A SOCIEDADE EM GERAL.

A LIGA DAS ENTIDADES CARNAVALESCAS DE CAMPO GRANDE/MS, AS ESCOLAS DE SAMBA FILIADAS JUNTAMENTE COM O GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, POR MEIO DA FUNDAÇÃO DE CULTURA DE MS – FCMS, E A PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE, POR MEIO DA SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO – SECTUR, DECIDEM CANCELAR OS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA DE CAMPO GRANDE, PARA O CARNAVAL DE 2021 NA AVENIDA ALFREDO SCAFF – BAIRRO SANTO AMARO (PRÓXIMO A PRAÇA DO PAPA), EM FUNÇÃO DA PANDEMIA DA COVID-19.

RESSALTAMOS O NOSSO COMPROMISSO CULTURAL E AINDA MAIS NOSSO COMPROMISSO COM A SAÚDE, NESSE MOMENTO EM QUE VIVEMOS, DOS NOSSOS FOLIÕES E POPULAÇÃO QUE PRESTIGIAM OS DESFILES, E TEMOS MUITA FÉ E ESPERANÇA PARA QUE EM 2022 POSSAMOS REALIZAR O MAIOR DESFILE DE TODOS OS TEMPOS.

RESPEITOSAMENTE,
LIGA DAS ENTIDADES CARNAVALESCAS DE CAMPO GRANDE/MS
GRÊMIOS RECREATIVOS ESCOLAS DE SAMBA

Jornal Midiamax