Pra que comprar leite em pó se você pode fazer em casa? O preparo é delicado, envolve algumas etapas cuidadosas, mas leva só 1 ingrediente: o próprio leite que sai da vaca.

Sem segredo e sem mistério, a versão caseira do leite em pó mantém o sabor das fabricadas por grandes marcas. A diferença é que o fabricante será você.

Ingredientes:

  • 1 litro de leite integral
  • 1 panela grande antiaderente
  • Processador de alimentos

Modo de preparo:

  1. Coloque o leite na panela e ligue o fogo bem baixo, com uma colher cozinhe misturando sempre para evaporar o excesso de água, é importante misturar sempre para não grudar e queimar, então cozinhe misturando sempre por cerca de 40 minutos ou até conseguir uma massa cremosa sem parte líquida fluida.
  2. Retire do fogo e deixe esfriar completamente, passe por uma forma reta e leve ao forno preaquecido a 180°C ou o mínimo que você tiver e deixe-o entreaberto com uma colher de pau para que saia o excesso de vapor. Asse por cerca de 40 minutos e misture de tempos em tempos para separar em pedaços menores e secar por completo.
  3. Você vai saber que chegou no ponto quando ele tiver textura firme e quando soltar na forma e fizer barulhinho de pedrinhas. Deixe esfriar completamente, coloque em um processador de alimentos e bata até ficar bem fininho, o máximo que você conseguir.
  4. Passe por uma peneira bem fina e, se precisar, repita o processo novamente. Guarde em um pote bem fechado e está pronto.
    Para usar basta colocar 2 colheres (sopa) de leite em pó caseiro em um copo e adicionar 180ml de água quente e misturar muito bem.