O jornalista Dante Filho decidiu explorar novos horizontes com a escrita e pretende lançar seu primeiro livro de poemas em junho de 2021, em . Intitulado “Cabeça de Chapéu”, da Editora CopArt, obra foi produzida artesanalmente em pequena triagem, recebendo contribuição de colaboradores que acreditam no impacto dessa leitura.

De acordo com Dante Filho, livro foi um durante o primeiro ano de pandemia frente às inúmeras tragédias causadas pelo vírus. Através do livro, ele conseguiu se reconectar consigo mesmo e trabalhar em algo que lhe proporcionava prazer. Com obra do artista plástico Humberto Espíndola enfeitando a capa, a narrativa traz inúmeros reflexos.

“Os poemas são simples, diretos, com pegadas de Drummond, Bandeira e Fernando Pessoa, todos versando sobre a condição da existência humana num mundo cada vez mais conturbado e sem direção” tudo em uma narrativa biográfica de alguém que viveu no Centro-Oeste e decidiu ir de encontro ao mar, contou o .

O título, por sua vez, tem a ver com o espaço entre a cabeça (lugar de pensamento) e a copa do chapéu, um lugar que, metaforicamente “guardamos nossas loucuras”.  Assim, os poemas foram construídos de maneira fragmentária, uma hora se tratando de uma memória, ora uma história, delírios ou brincadeiras.

Atualmente em Florianópolis, Dante Filho trabalha em outras obras e disse que o lançamento do livro “Cabeça de Chapéu” está previsto para junho, quando a vacinação contra o estiver mais avançada para maior segurança dos leitores.