Já estão abertas as inscrições para diversas oficinas culturais, e gratuitas, que serão ministradas no Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena. Elas fazem parte do projeto REMI, idealizado pelo grupo musical Projeto Kzulo. Os interessados podem acessar o site para se inscrever até o dia 17 de setembro: www.projetoremi.com/. As aulas começam a partir do dia 18 de setembro e seguem pelos quatro sábados seguintes.

Serão ministradas 7 oficinas com aulas aos fins de semana: arte urbana, com o professor Victor Macaulin; fotografia, com o fotógrafa Thauanny Maíra; performance e corpo com a artista Flora Lira; arte terena em dança, trajes e grafismo com Bianca Francelino e arte terena Gráfica em tela de Bryant Soares (indígenas jovens da Marçal de Souza); imaginário e afetivo, com o ator Jefley Maurício; e musicalização pelo ritmo, com o músico Anderson Salgado.

Por causa das normas de biossegurança, cada turma pode receber até 10 alunos, que morem, preferencialmente, na região da aldeia urbana Marçal de Souza, localizada no bairro Tiradentes. Haverá uma segunda turma no bairro das .

De acordo com um dos idealizadores e produtor do projeto, o arquiteto e artista de Julian Vargas, a escolha das oficinas foi primeiro ofertada pelos parceiros do Projeto Kzulo e depois conversada com pessoas próximas à comunidade. “Foi uma construção coletiva, deixamos aberto para eles oferecerem, pensarem nas áreas, tudo foi conversado”, afirma.

“A parte das artes visuais vai contar com questões contemporâneas, como a linguagem fotográfica, arte urbana, grafite, lambe, assim como questões tradicionais, como a arte indígena Terena. No teatro também há a linguagem da performance, que é algo mais moderno e também terá uma abordagem mais afetiva na outra oficina, um outro tipo de pesquisa. E ainda será oferecida a musicalização, que aborda o ritmo, entre outras áreas da música”, explica.

Nos meses de outubro e novembro, essas mesmas oficinas serão oferecidas numa segunda turma para moradores das Moreninhas, como continuidade do projeto. As aulas serão destinadas especialmente para jovens e mulheres que vivem no bairro. As inscrições também já podem ser solicitadas.

Mais informações sobre essas atividades acompanhe a página do projeto no (@projetoremi)

Projeto REMI

O projeto REMI – acrônimo para Reconstrução de Memória e Identidade – foi idealizado pelos músicos do projeto Kzulo e aprovado no edital do FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais), da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), promovido pela Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Ele propõe um trabalho de ação social participativa, que visa estudar a respeito da memória e identidade dos jovens de Campo Grande. A primeira etapa será realizada nos meses de setembro e outubro na aldeia urbana Marçal de Souza e, nos meses de outubro e novembro, o projeto continua nas Moreninhas. “Para trabalhar essa questão de memória e identidade vamos utilizar as expressões artísticas”, frisa Julian.

Serviço

As inscrições para as oficinas podem ser feitas pelo site www.projetoremi.com/ e presencialmente no Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena, localizado na rua Galdino Pataxó, 131, na aldeia urbana Marçal de Souza, no bairro Tiradentes.

Moradores das Moreninhas também já podem solicitar a inscrição pelo site. Para mais informações, acompanhe a página do Instagram do projeto (@projetoremi).