A Produtora Arado Cultural promove neste mês de fevereiro o curso “O Foco é: Gestão, Produção e Elaboração de Projetos Culturais” de forma totalmente gratuita em . Voltado para jovens, movimentos e pessoas que estão no início de carreira na área sócio-artística-cultural, curso deseja mostrar o quanto a cultura se faz necessária na sociedade atual. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas até o dia 24 de fevereiro.

Através da Secretaria Municipal de Cultura e e Prefeitura Municipal de , o curso é fruto de um projeto financiado com recursos da Lei Aldir Blanc. Além disso, as aulas têm a ão de contribuir para o desenvolvimento sociocultural da Capital de MS, uma vez que muitos jovens atuam em bairros periféricos e em comunidades.

“O objetivo é capacitar um grupo de 30 jovens da cidade e instrumentalizá-los para a produção de projetos em suas comunidades, fazendo com que mais pessoas acessem os recursos nas áreas sociais e da cultura”, afirma Renata Leoni, produtora da Arado Cultural.

Além disso, os responsáveis pelo curso acreditam que, através dele, haverá um impacto econômico positivo já que vai contribuir com a distribuição de recursos e circulação de diversos artistas, grupos e coletivos afastados dos centros culturais.

Renata também explica que existem vários cursos com a mesma temática na Internet, porém eles não chegam a quem realmente precisa. “Por isso, como estratégia de acesso, divulgação e fidelização do público-alvo, nós fizemos uma parceria com a CUFA – Central Única das Favelas de Campo Grande – para sensibilização dos jovens a fim de que possam vislumbrar caminhos para a realização de seus sonhos no meio cultural”, complementa.

Sobre o curso

“O Foco é: Gestão, Produção e Elaboração de Projetos Culturais” é , com aulas presenciais na Casa de Ensaio. Cada aluno terá acesso ao seu próprio material com conteúdo, espaços para registrar suas anotações e questionamentos durante a aula.

Ele será oferecido nos fins de semana de 27 e 28 de fevereiro. Depois, 6 e 7, 13 e 14 de março. Os inscritos também terão acesso a uma live amanhã (19) com o tema “A cultura e a arte no processo de desenvolvimento da cidade” com Andréa Freire e Higor Advenssude, profissionais com ampla experiência em projetos culturais.

O curso tem duração de 36 horas, divididas em 3 módulos seguidos de mais 4 horas de mentoria para quem desejar um acompanhamento personalizado. As inscrições estão abertas até o dia 24 de fevereiro e devem ser feitas por esse link. Vagas são limitadas.

Arado Cultural

Atuante há 10 anos na sociedade campo-grandense, a Associação de Produtores Arado Cultural tem ampla experiência com gestão, produção, elaboração e captação de recursos na área de cultura.

Na carteira da Arado, estão várias realizações na área da dança, entre eles, o Festival Dança Três, a Mostra de Danças Contemporâneas – Abierto, O Dancidades – Dança e Cidadania, contemplados em editais nacionais como o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, Edital Rumos Itaú Cultural, Edital Iberescena, entre outros.

“O nosso percurso ao longo de uma década de trabalho nos levou a perceber uma grande carência de capacitações/formações na área, principalmente para os iniciantes, para os quais existem recursos na área cultural por meio dos editais públicos e de empresas”, conta Renata Leoni.

Serviço

Live

  • Data: 19/02/2021;
  • Horário: 19h pelo Zoom;
  • Convidados: Andrea Freire e Higor Advenssude;
  • Tema: A cultura e a arte no processo de desenvolvimento da cidade.

Curso e mentoria

  • Dias: 27 e 28 de fevereiro | 6, 7, 13 e 14 de março de 2021 (Sábados e domingos);
  • Horários: 8h30 às 12h30 | 14h às 18h;
  • Local: Casa de Ensaio – Rua Visconde de Taunay, 203 – Bairro Amambaí;
  • Inscrições até 24/fev por esse link.

Atenção: Como o curso é presencial, é obrigatório que os alunos tomem os devidos cuidados de biossegurança devido à pandemia do Covid-19: utilização da máscara, do álcool em gel, manter distanciamento dos demais e permanecer em ambiente ventilado.

Inscrições abertas para curso gratuito de gestão, produção e elaboração de projetos culturais em Campo Grande
Curso gratuito ensina como criar projetos culturais (Foto: Divulgação/Arado Cultural)
Inscrições abertas para curso gratuito de gestão, produção e elaboração de projetos culturais em Campo Grande
36 horas de curso e mentoria personalizada (Foto: Divulgação/Arado Cultural)

 

Inscrições abertas para curso gratuito de gestão, produção e elaboração de projetos culturais em Campo Grande
Aulas acontecem nos finais de semana de fevereiro e março (Foto: Divulgação/Arado Cultural)
Inscrições abertas para curso gratuito de gestão, produção e elaboração de projetos culturais em Campo Grande
Fique atento às medidas de segurança (Foto: Divulgação/Arado Cultural)