Homem vê estátua depredada e decide ‘emprestar sapato’ para Manoel de Barros: ‘meu coração doeu’
Ato simbólico de Thiago virou atividade em escolas de Campo Grande
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ator e trabalhador de poesias, escritor, pesquisador de Arte, Educação e Filosofia, Thiago Moura é um artista que espalha sensibilidade com o seu trabalho em Campo Grande. Certo dia, enquanto realizava uma intervenção poética na Avenida Afonso Pena, foi tomado pela emoção e decidiu realizar um sensível ato não programado.
Interagir com a estátua de Manoel de Barros não estava em seus planos, mas o coração falou mais alto ao ver a imagem do poeta depredada, sem um dos pés, no centro da Capital. “Ele é meu poeta preferido, como escritor tenho vários poemas e até um livro dedicado a ele. Ao vê-lo sem um dos pés, meu coração doeu e fui interagir com a estátua”, disse Thiago ao Jornal Midiamax.
“Como estava como meus figurinos na mala, eu peguei um dos meus sapatos e fiz um ato simbólico de calçar o Manoel. Um ato que significa o poder da arte de curar, de consertar. A sensibilidade necessária para a ação artística é oposta a qualquer ação de violência ou ódio, como o vandalismo feito na estátua”, explicou o artista.
O ato de Thiago foi fotografado, mas, antes de divulgar o material, ele teve o cuidado de consultar o escultor da obra, o campo-grandense Ique Woitschach, para ver o que ele achava sobre a intervenção, em respeito ao artista e às artes visuais.
“Ique me respondeu que ficou emocionado quando viu a ação e que, com certeza, Manoel de Barros estaria feliz de ver a sensibilidade que tive de ir calçá-lo e sentar para conversar com o poeta”, contou Thiago.
Depois da comovente resposta do criador da obra, o poeta decidiu divulgar o que tinha feito. “Após alguns dias, fiquei sabendo que os professores da Rede Pública de Ensino estavam utilizando a ação como atividade sobre a preservação do patrimônio público, o que me deixou muito feliz”, disse ele.
Na atividade, a professora explicava para as crianças que a estátua foi vandalizada e mostrava a atitude de Thiago, pedindo para que os pequenos mandassem um recado para quem depredou o pé de Manoel e para quem emprestou o sapato. A garotada então agradeceu o artista. Confira o momento de fofura no vídeo:
Notícias mais lidas agora
- MAPA: Confira onde ficam os radares que mais multam em Campo Grande
- VÍDEO: câmera flagrou acidente que deixou motociclista gravemente ferido no São Jorge da Lagoa
- Preso com 52 quilos de cocaína em Campo Grande é executado a tiros na fronteira
- Homem morre após se engasgar com carne em bar na Guaicurus em Campo Grande
Últimas Notícias
Com exibição de documentário, Arquivo Público Estadual expõe o processo de construção dos símbolos de MS
Temporada expositiva tem início nesta quinta-feira (10), em comemoração aos 47 anos de criação do estado de Mato Grosso do Sul
Motociclista colide em caminhonete, sofre traumatismo craniano e morre em hospital
Acidente aconteceu na manhã desta terça-feira em Bela Vista
Construção de 50 casas populares custará R$ 4,3 milhões para a Prefeitura de Caracol
Empresa terá contrato com 15 meses de vigência
Homem é preso após abusar de criança de 11 anos que foi ‘salva’ por vizinho após pedir socorro na rua
Caso foi enquadrado como estupro de vulnerável na execução de ato libidinoso diverso da conjunção carnal
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.