Colocado em prática em 2020, o projeto Nhande Arandú – Da inteligência Humana à inteligência artificial lançou um aplicativo para Android e iOS que conta com diversas atividades, curiosidades e conhecimentos para informar e interessar a população de forma lúdica a respeito da ciência e da tecnologia.
A intenção do Nhande Arandú, como grupo científico atuante em MS, é de promover diálogos acerca da ciência nos espaços educacionais de Mato Grosso do Sul, começando no ensino básico até ao médio. Desde a criação, foram realizados encontros, palestras e rodas de conversas presenciais e onlines a respeito dos assuntos de interesse.
“Nossa equipe quer que essa oportunidade de saber e se interessar mais pela ciência chegue a todos os estudantes, professores e interessados do estado e Brasil”, dizem os integrantes da organização do grupo. “Esta exposição surge da necessidade e vontade de espalhar o conhecimento científico e tecnológico na educação básica, buscando criar um relacionamento amigável e proveitoso entre jovens estudantes, ciência e tecnologia”, explicam.
O aplicativo Museu Virtual possibilita acesso livre e gratuito aos conteúdos científicos e informações que compõem a iniciativa e tem o como público alvo os professores, estudantes e interessados em ciência. O app está disponível para Google Play e Apple Store, através do link: http://www.nhandearandu.com/.
Nhande Arandú
A iniciativa leva esse nome como forma de destacar a forte cultura guarani presente em solo sul-mato-grossense. Nhande é ‘pessoa’ e Arandú ‘sabedoria’, ou seja, uma pessoa sábia.
O grupo conta com a colaboração dos estudantes que participam das coletividades Arandú e Minerva, integrados tanto por graduados da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), quanto por alunos do ensino médio, juntamente com os participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC Jr).
Presente nas três principais redes sociais Instagram (@nhandearandu), Facebook (Museu Virtual Nhande Arandu) e Twitter (@nhandearandu), o projeto tem o Instagram como principal ferramenta de divulgação, onde já acumula 300 seguidores em menos de um ano de criação.