Um novo está dando o que falar em todo mundo. No ano passado, Among Us foi o jogo mais baixado em celulares Android e iPhone (iOS) com 264 milhões de downloads apenas em suas versões mobile, segundo dados da empresa de consultoria Apptopia. Lançado em 2018, o jogo da Innersloth desbancou outros grandes nomes do mercado em escala mundial, como Free Fire, PUBG Mobile e Roblox, chegando a levar o o prêmio de Melhor Multiplayer no The Game Awards 2020.

Basicamente, Among Us possui uma premissa de colocar até 10 jogadores dentro de uma nave onde os inocentes precisam descobrir a tempo quem são os impostores antes que seja tarde demais. Não existe número mínimo de participantes. Matheus Cruz conheceu o game em 2020 através de um amigo e, desde então, virou competidor assíduo. Ele explica que o título pode ser baixado no celular gratuitamente, mas para a versão em desktop deve ser comprado pela plataforma Steam.

Game do momento, 'Among Us' bate recorde de jogadores e é febre entre jovens campo-grandenses

“Quando você convida seus amigos para jogar, você pode criar uma sala ou entrar em uma que já existe. A pessoa tem 3 servidores que podem ser criados: O Norte América, Europeu ou Asiático.”

Depois de convidar os amigos, através de código, um sorteio é feito para decidir quem será o impostor e os tripulantes.

“Os impostores, que vão de 1 até 3, são quem assassinam as outras pessoas.”

O jogo disponibiliza apenas um chat o que, para o de 22 anos, complica na hora de elaborar estratégias. Pensando nisso, Matheus costuma entrar em uma outra plataforma onde consegue fazer chamada de voz com os amigos.

“Não precisamos ficar escrevendo e então facilita.”

Game do momento, 'Among Us' bate recorde de jogadores e é febre entre jovens campo-grandenses
Matheus joga com amigos | Foto: Acervo do leitor

Quando você entra no jogo pode escolher uma cor e colocar um nome e assim identificar o vilão. Após um corpo ser encontrado e relatado para a tripulação, os participantes votam em quem acreditam ser o impostor. O mais votado é expulso.

“O impostor também pode reportar os demais para tentar escapar, já que o jogador que foi assassinado não pode contar quem é o culpado senão perde a graça.”

A biomédica e esteticista Mariana Pereira começou a jogar Among Us há cerca de 8 meses quando ele entrou no Hype.

“O Among lembra aquele jogo da de detetive e assassinato, que temos que descobrir quem é o assassino, mas ele é um pouco mais complexo porque tem algumas missões para fazermos dentro do jogo.”

A jovem de 28 anos explica que normalmente disputa com 2 impostores e 8 tripulantes.

“Geralmente o impostor acusa outra pessoa e se ele for um bom mentiroso acaba ganhando o jogo.”

Quer saber como começar?

  • Passo 1: Com todos os jogadores definidos, o primeiro passo é decidir quem será o responsável pela criação da sala. Para isso, basta abrir Among Us e clicar na opção “online”, caso não estejam na mesma rede wi-fi.
  • Passo 2: Em seguida, procure pela opção “host” e clique em “creat a game”.
  • Passo 3: Após escolher o mapa e as configurações iniciais, basta clicar em “confirm”.
  • Passo 4: Com a sala criada, o jogador precisa torná-la privada, se não quiser que nenhum desconhecido entre e, por último, passar o código que está na parte inferior da tela para os demais competidores.

Passo 5: Caso você esteja esperando o amigo cumprir o passo a passo anterior, basta clicar na opção “enter code” na aba “private” e colocar o que o seu amigo mandará.

Valores

O título está disponível para ser baixado gratuitamente na versão mobile, no entanto, ele contém propagandas. O restante dos recursos, como roupas e até animais, podem ser adquiridos a partir de R$ 3,99. Enquanto isso, o jogo para computador pode ser comprado na plataforma Steam por R$ 10,89 e já vem completo, com exceção dos cosméticos que podem ser adquiridos dentro do game.