MidiaMAIS

Fundação de Cultura seleciona artesãos de MS para participar de feiras nacionais

Quatro entidades e dois artesãos serão selecionados para participarem dos eventos

Nathália Rabelo Publicado em 17/09/2021, às 17h55

Foto: Feira Nacional do Artesanato em Belo Horizonte
Foto: Feira Nacional do Artesanato em Belo Horizonte - Foto: Divulgação

Artesões de Mato Grosso do Sul agora podem participar da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) e a 32ª Feira Nacional de Artesanato. O edital foi publicado no Diário do Oficial do Estado desta sexta-feira (17) para selecionar representantes do Estado. A Fenearte acontecerá de 10 a 19 de dezembro de 2021, em Olinda, Pernambuco, e a 32ª Feira Nacional de Artesanato acontecerá de 07 a 12 de dezembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

De acordo com a Fundação de Cultura de MS (FCMS) o edital visa selecionar artesãos e entidades cujas peças vão ser expostas um espaço coletivo de 36m² para 21ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato –  FENEARTE, 50m² para 32º Feira Nacional de Artesanato em BH, para divulgação e comercialização de produtos artesanais de Mato Grosso do Sul na Feira.

Os selecionados devem arcar com as próprias despesas de passagens, traslados, hospedagem e alimentação durante todo o evento. Fica sob a responsabilidade da FCMS o transporte das peças de artesanato.

São disponibilizadas 6 (seis) vagas para cada uma das feiras, totalizando 12 (doze) vagas, sendo 2 (duas) para artesãos individuais e 4 (quatro) para entidades representativas do artesanato (pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos), para cada Feira.

Podem participar da seleção artesãos que estejam cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), com Carteira Nacional dentro do prazo de validade e que tenham disponibilidade para viajar e realizar a comercialização dos seus produtos durante o evento. As entidades representativas devem ser legalmente constituídas e estar cadastradas no Sicab.

As inscrições serão realizadas no período de 45 dias, até 31 de outubro. Para a 21ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), os interessados deverão acessar a plataforma virtual de inscrição através do link: https://forms.gle/d6B1a6g5i5vKbhpK8, e anexar os documentos exigidos pelo edital.

Para a  32ª Feira Nacional de Artesanato, os interessados deverão acessar a plataforma virtual de inscrição através do link: https://forms.gle/ESqKotXXBq1Tanv17, e anexar os documentos exigidos.

O processo de seleção será realizado por uma Comissão Especial de Seleção composta por 03 (três) ou mais titulares, sempre em número ímpar, tendo como critérios, entre eles, referência à cultura popular, criatividade, linguagem própria, tradição, expressão contemporânea, inovação, consciência ambiental, apresentação, produto associado à cultura local, utilizar maquineta de cartão de crédito na comercialização dos produtos e não ter recebido, nos últimos 12 meses, apoio para comercialização de produtos artesanais de entidades ou órgãos públicos..

No dia 08 de novembro será divulgada na imprensa oficial do Estado de Mato Grosso do Sul a lista provisória com os nomes dos selecionados, por ordem de classificação. Os participantes poderão apresentar recurso no prazo de 5 (cinco) dias úteis contados da publicação. No dia 22 de novembro será divulgada a lista definitiva, após julgamento dos recursos apresentados.

Mais informações podem ser obtidas na Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS pelo telefone: (67) 3316-9152 ou 3316-9107. O edital na íntegra você confere clicando aqui.

Jornal Midiamax