Os processos seletivos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferecerão, ao todo, 93 mil em 2021. Já para os próximos três anos, a seleção ofertará 279 mil vagas. Os números foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Resolução nº 44.

Ainda segundo o MEC, “cabe ao Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil (CG-Fies), em cumprimento ao que está disposto em normativos do Fies, fazer a previsão para que seja determinada a quantidade de vagas para contratos de financiamento”.

Para conseguir alcançar a meta da oferta de vagas, a previsão de aporte financeiro do Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies), proveniente do orçamento do ministério, deve atingir o montante de 500 milhões de reais.

 

Cronograma Fies 2021.1

As inscrições para o processo de seleção do Fies do primeiro semestre de 2021 serão do dia 26 até as 23h59 de 29 de janeiro. O resultado será divulgado no dia 2 de fevereiro. Candidatos pré-selecionados na chamada única terão o prazo para complementar a inscrição de 3 a 5 de fevereiro. Os não pré-selecionados serão, automaticamente, incluídos na lista de espera. A por meio da lista de espera será entre os dias 3 de fevereiro e 18 de março de 2021.

 

Sobre o Fies

O Fies é um dos programas do governo federal voltado para brasileiros que desejam cursar uma graduação no privado e não têm como arcar com os valores das mensalidades integrais. Para participar é preciso ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010 e obtido uma média igual ou superior a 450 pontos na soma das provas objetivas e maior que zero na redação. Na modalidade Fies a renda familiar é de três salários mínimos.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil