Com a queda do faturamento desde a popularização da e concorrência com supermercados e drogarias que passaram a ofertar os mesmos produtos, os donos de bancas precisaram buscar várias alternativas para manter o negócio aberto ao longo dos anos. Durante a pandemia, com a queda do movimento nas ruas, esses espaços precisaram se reinventar ainda mais. Em Campo Grande, uma tradicional banca passou a investir nas histórias em quadrinhos para manter a paixão pelo impresso acesa entre os fãs.

A “Banca Modular” existe há 20 anos na Capital, fundada pelo famoso jornaleiro “Reis”, de 76 anos, que até hoje é sucesso na região central com sua fiel clientela. O Daniel Magalhães, de 34, era cliente assíduo desde 2005 até começar a investir no local a partir de 2019. No ano passando, durante os piores meses da no Estado, a falta de movimento se tornou preocupante para os donos. Até hoje, ainda apresenta oscilações. Mesmo assim, quem é fã de papel não troca a tradição.

“Percebemos, ao menos na nossa área de atuação, que a clientela que busca livros, revistas e quadrinhos ainda se faz presente. O movimento na nossa calçada mudou, mas os pedidos para entregas aumentaram. A dinâmica com o cliente se transforma, mas quem gosta de papel não troca por outra coisa”, afirma Daniel ao Jornal Midiamax.

Em meio a tantas ideias para preservar a leitura, a que mais fez sucesso foi a “Super-Feira de Quadrinhos”, criada em novembro de 2020. Desde então, a iniciativa é realizada todos os segundos sábado do mês.

“Como é um evento diferente do que costuma ter na cidade, muitos novos leitores aproveitam para conhecer a banca e ver as novidades enquanto os leitores mais entusiastas aproveitam as promoções do dia e a troca com outros colecionadores”.

As histórias em quadrinhos, ou HQ's, já conquistaram o seu público há muitas décadas desde a sua criação. Na Capital, a Super-Feira é uma das responsáveis por manter viva a arte de narrar histórias com desenhos. O espaço, inclusive, trabalha com quadrinhos independentes e editorias que não são encontradas em nenhum outro lugar de Mato Grosso do Sul, o que surpreende muitos visitantes. É o que garante Daniel.

“Em cada uma de nossas Super-Feiras aparece algum leitor, novo ou antigo, que se surpreende com o acervo e o movimento e comenta não ver mais tantos quadrinhos nas bancas. Como o hábito de frequentar bancas mudou, é comum perceber que existe o leitor de quadrinhos que busca conteúdo online ou compra pela internet por não saber que pode comprar aqui na cidade e, às vezes, perto de sua casa”, diz.

Então, para propagar ainda mais a cultura das Histórias em Quadrinhos, a nova edição da Super-Feira será realizada no próximo fim de semana em comemoração ao Natal. A Modular fica na Rua Antônio Maria Coelho, esquina com Rua 25 de Dezembro (na calçada do Marrakech). Confira a programação abaixo:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Banca Modular (@bancamodular)