Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Faloplastia: como funciona a cirurgia de aumento peniano que está dando o que falar

"O aumento do pênis poderá ser de 2 a 5 centímetros de comprimento, além do engrossamento do mesmo", explica cirurgião
Arquivo -

O assunto “aumento peniano” nunca foi tão comentado como agora. A polêmica começou após o cantor sertanejo Tiago divulgar à mídia que faria uma cirurgia para turbinar o tamanho de seu órgão genital.

Aos 37 anos, o cantor afirmou que a intervenção foi realizada somente para fins estéticos e descartou problemas em sua vida sexual. Ele tinha um relacionamento com a cantora Tania Mara quando tornou a cirurgia pública, e revelou que ela não curtiu a ideia da operação no pênis.

“Ela me deu muita dor de cabeça. Foi a única pessoa que quase me fez desistir, mas aí eu expliquei para ela tudo o que diz respeito às minhas particularidades, e da minha busca sempre pela melhora da qualidade de vida. Foi uma barra muito grande“, disse Tiago.

Pouco depois dele ter feito a cirurgia, Tania deu um fim ao relacionamento dos dois e agora Tiago segue solteiro, com a faloplastia realizada com sucesso.

Tiago e a ex-namorada Tânia Mara (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Mas o que é faloplastia?

A cirurgia de aumento peniano, conhecida também como Faloplastia, Penoplastia ou Peneplastia, consiste em uma associação de técnicas de cirurgia plástica. Nada mais é do que um procedimento que busca melhorar a aparência do pênis, de acordo com a vontade do paciente que se submete à operação.

“É realizada uma lipoaspiração em região pubiana, com coleta de tecido gorduroso, liberação do ligamento suspensor do pênis e enxerto de gordura ao redor do corpo peniano. Tem como resultado o alongamento do pênis, tanto no estado flácido quanto ereto”, explica o cirurgião plástico Cláudio Eduardo, o mesmo que operou o sertanejo Tiago.

Gordura é injetada no órgão (Foto: Dr. Cláudio Eduardo)

De acordo com Dr. Cláudio, com internação em de alto padrão, a cirurgia tem duração em torno de duas a três horas, com anestesia raqui ou peridural com sedação ou, então, anestesia geral, sendo a alta hospitalar no mesmo dia.

Altera o funcionamento do pênis?

“O aumento do pênis poderá ser entre 2 a 5 centímetros de comprimento, além do engrossamento do mesmo. A cirurgia não altera a potência sexual, função, sensibilidade ou o tempo ejaculatório; somente a parte estética. A idade mínima para se submeter ao procedimento é de 18 anos”, esclarece o doutor.

Poderá haver necessidade de uma nova cirurgia a partir de quatro meses após a primeira, para uma nova sessão de lipoenxertia (engrossamento), pois um percentual desta gordura será absorvido. “Cada caso é estudado de uma forma individualizada para obtenção do melhor resultado possível”, afirma o especialista.

Exemplificação da faloplastia (Foto: Instituto Paulista)

 

Métodos

O método detalhado acima foi o mesmo a que Tiago se submeteu e é o procedimento que o doutor Cláudio Eduardo aplica em seus pacientes, mas não é a única forma de faloplastia, ou aumento peniano, existente.

O urologista e sexólogo Danilo Galante Moreno, do Hospital São Luiz Itaim, explica que outro tipo de faloplastia consiste em cortar um ligamento que conecta o pênis ao púbis, mantendo o órgão para cima quando está ereto.

Doutor Danilo ressalta que, neste caso, uma complicação imediata de cortar o pênis é que ele cai. “Ele fica duro, mas você perde essa capacidade de manter ele ‘olhando’ para cima quando está com ereção”, pontua.

A opção para aumentar o diâmetro do pênis com injeção de gordura no órgão, retirada do próprio paciente, também não é bem vista pelo especialista. “O que a gente sabe é que 70% dessa gordura são reabsorvidas pelo [corpo] em alguns meses e ele perde o resultado”, diz ele, sobre o método feito em Tiago.

Cirurgia de faloplastia é como intervenção estética no pênis

 

Urologia não aprova

Outras alternativas são as substâncias sintéticas, como o ácido hialurônico muito utilizado para aumentar lábios e o PMMA (polimetilmetacrilato). “Esse é problemático porque não é fácil modelar o pênis com ele. Tem [risco de] rejeição, infecção e, se o paciente não gostar do resultado cirúrgico, tirar isso é quase impossível”, conta.

A faloplastia, segundo Danilo, é considerada experimental e sem evidências científicas pela Sociedade Brasileira de Urologia e pela Sociedade Americana de Urologia.

Em contato com alguns urologistas de , o Jornal Midiamax apurou que as técnicas para aumento de pênis não são muito bem aprovadas pelos profissionais da Capital, que se limitaram a dizer que não realizam o procedimento, sendo este de caráter estético e segmentado à cirurgia plástica.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Autor de feminicídio deixou ‘carta’ antes de matar professora

Jantar de Lula no Alvorada tem presença de Moraes, ministros do STF e Gonet

Polícia apreende armas e pássaros mantidos ilegalmente em cativeiro

Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil

Notícias mais lidas agora

20º feminicídio em MS: professora é morta a facadas pelo ex-marido em Ribas do Rio Pardo

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Agência deverá pagar R$ 10 mil a cliente por falha em cancelamento e agendamento de voo

Últimas Notícias

Brasil

Ferramentas jurídicas são fundamentais para reduzir feminicídios

Ministra entende como muitas mulheres se sentem culpadas na hipótese de denunciar

Polícia

Polícia apreende 1,8 tonelada de maconha e recupera caminhonete

Na caminhonete foram localizados e apreendidos 1.824,6 kg de maconha

Brasil

Câmara declara perda de mandato a 7 deputados e dá posse a substitutos

Mesa Diretora da Casa publicou ato na quarta-feira (30) confirmando a perda das vagas

Esportes

Flamengo tem estreias, mas perde no Maracanã e vê Atlético-MG abrir vantagem na Copa do Brasil

Flamengo precisa vencer por dois ou mais gols de diferença na Arena MRV