Indispensável para preparar carreteiros e vários outros pratos típicos da culinária sul-mato-grossense, o charque é uma espécie de carne seca desidratada no sol com uma certa quantidade de sal usada no preparo. 

Esse tipo de carne pode ser produzido em casa, para consumo próprio, ou em grande escala para venda. Pode parecer complicado pensar em desidratar a carne, mas esta é a receita mais fácil do mundo.

Confira o passo a passo e faça você mesmo o seu próprio charque caseiro. E o melhor: leva apenas 2 ingredientes.

Ingredientes:

  • 1 kg de carne bovina (sugestão: lagarto)
  • Sal grosso

Vai precisar de:

  • Bacia
  • Pano de prato limpo
  • Gancho para espetar a carne

Modo de preparo:

  1. Se a peça de carne estiver muito grande, corte em mantas de aproximadamente 3 centímetros de espessura. Ou, quando for ao açougue você já pode pedir o corte em manta.
  2. Se houver excesso de gordura nas laterais, retire com o auxílio de uma faca.
  3. Transfira a carne do charque caseiro para uma bacia e cubra com sal grosso. Se você não tem sal grosso, pode ser outro tipo de sal. O importante é que ela fique submersa pelo sal por todas as extremidades.
  4. Cubra a bacia do charque caseiro com um pano limpo. Essa carne deverá ficar no sal por 72 horas (3 dias).
  5. Pelo menos 1 vez por dia (a cada 24 horas), com cuidado incline a bacia na pia para o líquido que se soltou da carne escorrer. Despreze esse líquido.
  6. Após as 72 horas, espete a carne em um gancho para pendurar (encontrado em lojas de artigos para churrasco) e deixe pendurada em um local de sombra por 60 horas (2 dias e meio).
  7. Passado o tempo, retire a carne do gancho e tire o excesso de sal. A esse ponto seu charque caseiro já está pronto para ser usado no preparo de receitas. Para armazenar, envolva em plástico e guarde na geladeira.