Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Estudantes vacinados se sentem preparados para começar faculdade, aponta pesquisa

Setor do ensino superior privado deverá ter retomada positiva a partir do próximo semestre
Arquivo -

No próximo semestre já deve haver crescimento na retomada das matrículas no diante da confiança dos estudantes com a vacinação em massa, como conclui a pesquisa “Observatório da Educação Superior: análise dos desafios para 2021 – 3ª edição”, divulgada nessa terça-feira (29). O levantamento aponta que 39% dos entrevistados que tomaram pelo menos a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 desejam começar uma graduação ainda neste ano.

O ensino superior privado concentrou 75,8% das matrículas no Brasil, em 2019, de acordo com o último Censo da Educação Superior, sendo 35% na modalidade a distância (EAD) e 65%, na presencial.

Contudo, o setor foi um dos mais impactados pela pandemia, com a suspensão das aulas presenciais. Diante do avanço da imunização, a perspectiva é de melhora na confiança dos estudantes em retomarem os estudos. 

Em junho do ano passado, 43% dos jovens que poderiam estar cursando o ensino superior decidiriam começar os estudos apenas quando a situação se normalizasse. Um ano depois o percentual de insegurança caiu para 26%.

Conforme o levantamento, 41% dos entrevistados pensam em ingressar no ensino superior no início de 2022. Entre aqueles que ainda não foram vacinados, 16% responderam que têm intenção de começar seus cursos no meio do ano e 43% vão aguardar o próximo ano letivo.

“A gente percebe que começou a melhorar a procura, especialmente pelo ensino presencial, que foi a modalidade mais afetada durante a pandemia. Mas, está claro que a retomada forte ficará para 2022”, diz o diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), Celso Niskier.

Ainda conforme o levantamento, a maior parte do interesse dos estudantes está concentrada nos cursos da área da Saúde, representando 30% dos entrevistados. Em seguida, estão as ofertas de negócios (20%), Direito (12%), Educação (11%), Engenharias (8%), Arte e Design (7%), Tecnologia da Informação (5%) e outros (8%).

 

Sobre a pesquisa  

Realizada pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insights, em parceria com a Abmes, a pesquisa “Observatório da Educação Superior: análise dos desafios para 2021 – 3ª edição” foi feita entre 19 e 22 de junho, pela internet. Ao todo, participaram 1.212 homens e mulheres, de 17 a 50 anos, que desejam ingressar em cursos de graduação presenciais e EAD ao longo dos próximos 18 meses, em todo o Brasil.

 

Fonte: Agência

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prepare o agasalho: semana será de frio com mínima de 8°C em MS

Ajoelhado, pai se desespera com acidente que matou rapaz na BR-262: ‘Meu Deus’ 

rio negro

Prefeitura entra na mira de promotor para resolver irregularidades na saúde básica de Rio Negro

Lei do Refis 2025 de Dourados começa vigorar em 15 dias com descontos de até 100%

Notícias mais lidas agora

‘Quer um TAC?’ MPMS estuda acordo para livrar Patrola de processo por rodovia ‘despedaçada’

Ajoelhado, pai se desespera com acidente que matou rapaz na BR-262: ‘Meu Deus’ 

Com 15 feminicídios, Mato Grosso do Sul ocupa topo do ranking no país

Casal é condenado a 79 anos por filmar e estuprar adolescente em Campo Grande

Últimas Notícias

Mundo

Trump dá espaço para negociadores dos EUA suspenderem controles de exportação para China

Nesta segunda-feira, representantes dos EUA e da China se reúnem em Londres para uma nova rodada de diálogos

Política

Prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos se licencia do cargo e vice assume gestão

Patrick Derzi (PP) responderá interinamente pela Prefeitura de Ponta Porã até dia 20 de junho

Cotidiano

Com atendimento por WhatsApp, Refis 2025 começa nesta terça-feira

Descontos em juros e multas podem chegar a 80% para pagamento à vista

Cotidiano

Tutora de cão com doença do carrapato faz apelo para tratamento: ‘não aguento ver ele sofrer’

Animal está sofrendo com dores, convulsões e dificuldade de locomoção