Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Especialistas falam sobre cuidados após vacina contra coronavírus

As palavras mais esperadas no mundo não só estão sendo repercutidas, mas também já entraram em ação: a vacinação contra o coronavírus. Em Mato Grosso do Sul, a previsão é que nesta segunda-feira (18), no fim do dia, as primeiras pessoas sejam imunizadas em ato simbólico de início da vacinação. Mesmo com o início da […]
Arquivo -

As palavras mais esperadas no mundo não só estão sendo repercutidas, mas também já entraram em ação: a vacinação contra o coronavírus. Em Mato Grosso do Sul, a previsão é que nesta segunda-feira (18), no fim do dia, as primeiras pessoas sejam imunizadas em ato simbólico de início da vacinação.

Mesmo com o início da imunização é muito importante ressaltar que todos devem continuar seguindo os protocolos de biossegurança.

“As vacinas disponíveis no Brasil terão duas doses com intervalo entre uma e outra, então, para criarmos anticorpos não será imediato. Como não há imunidade instantânea, é preciso continuar usando máscara, evitar , usar álcool em gel e lavar as mãos corretamente. Continua a mesma orientação que nós tínhamos desde o início da pandemia”, ressalta a infectologista da Unimed , Haydeé Marina do Valle Pereira.

Maurício Pompilio, também infectologista da cooperativa médica, completa dizendo que “as pessoas que forem imunizadas contra a não poderão deixar de usar máscaras logo em seguida. A resposta imunológica desencadeada pela vacina não é imediata, pode demorar dias ou semanas. Haverá uma segunda dose para aumentar esta proteção”.

O médico conclui falando que “a proposta é continuarmos com as medidas protetoras após a vacinação até que haja queda significativa no número de casos local e mundialmente”.

Vacina em Mato Grosso do Sul 

Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o primeiro lote com a vacina chega nesta segunda-feira (18) às 13h com 158 mil doses enviadas pelo .

A distribuição para os 79 municípios do Estado começa na terça-feira (19), seguindo o Plano Estadual de Distribuição da Vacina contra Covid-19 através de força tarefa da SES e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

A previsão é que na quarta-feira (20), comece a aplicação das vacinas. Conforme o Plano Estadual de Vacinação, a primeira fase da imunização vai englobar trabalhadores da saúde, idosos a partir de 75 anos, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, população indígena e povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.

Na fase 02 serão imunizadas pessoas com 60 anos a 74 anos. Na fase 03 serão pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
campo grande

Bolsonaro diz que irá a motociata, mas não subirá em moto no evento

Merenda licitações

Brasil sai do Mapa da Fome, mas programas sociais devem ser ampliados

Reino Unido reconhecerá Estado Palestino se Israel não concordar com cessar-fogo, diz Starmer

Homem que jogou corpo de amante em vala alega ter entrado em surto em Terenos

Notícias mais lidas agora

Tapete cobrindo corpo, câmeras de segurança: o que se sabe sobre morta jogada em vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

carne

Tarifaço Trump: carne produzida em MS é vendida para mercado interno e outras exportações

Justiça proíbe município de cobrar IPTU atrasado de conselheiro afastado do TCE-MS

Últimas Notícias

Polícia

Polícia investiga confronto que terminou com pistoleiro ferido na fronteira

homens vestidos com coletes da Secretaria Nacional Antidrogas tentaram invadir escritório em Pedro Juan Caballero

Política

Senadores se preparam para conversar com políticos do partido de Trump: ‘não é demérito Lula ligar’

Tarifas dos Estados Unidos contra produtos brasileiros iniciam a partir da próxima sexta-feira (1º)

Mundo

Faixa de Gaza vive ‘fome generalizada’, com mortes iminentes, alertam especialistas

Ao menos 30% de crianças entre seis meses e cinco anos estão com desnutrição aguda ou emagrecimento grave

Brasil

Lula veta redução de pena para crime de lavagem de dinheiro

Pena para os crimes continuam de três a dez anos de reclusão