Vira e mexe, as araras-canindé dão as caras pelas ruas de Mato Grosso do Sul, encantando moradores e até conquistando boas fotos. Belas e formosas, as aves não escondem que adoram viver em São Gabriel do Oeste, a aproximadamente 150 quilômetros de Campo Grande, onde um extenso grupo da espécie reside. Para deixá-las mais confortáveis e preservar a natureza, uma iniciativa está bombando na cidade: a construção de casinhas de madeira para abrigar araras-canindé e seus respectivos ninhos.

Tudo começou pela ideia de Zacarias Mosco, um homem simpático, de 60 anos, que é proprietário de um hotel na região. Em um espaço bonito e cheio de palmeiras, ele teve a ideia de montar um novo espaço diferente para elas.

“Eu pensei: ‘se elas estão precisando de casas, vamos fazer casinhas para elas'”, disse Zacarias ao jornal Midiamax. Ele mesmo construiu a primeira moradia em maio deste ano. E, logo na estreia, a residência já recebeu as novas moradoras que fizeram sucesso entre os turistas.

Percebendo que o projeto poderia dar certo, ele levou a ideia até a prefeitura da cidade para que mais casas fossem instaladas. Dito e feito! Na última quinta-feira (5), o governo municipal anunciou que estava instalando as novas residências para as araras-canindé em São Gabriel do Oeste.

“Atraídas pelas árvores nativas do cerrado e pelas palmeiras-imperiais, onde costumam fazer seus ninhos, as araras agora estão ganhando novas moradias, em casinhas construídas pela Prefeitura e que estarão sendo instaladas em pontos estratégicos do município”, informou em um comunicado.

Araras se acomodam em casa instalada na palmeira que fica no hotel de Zacarias (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Territorialistas

Mas Zacarias adverte: as araras-canindé não gostam de morar perto umas das outras, então as casas precisam ficar distantes.

“Eu tenho aqui na minha quadra duas casinhas. Quando chega outro casal, as outras, que já têm o ninho aqui, não querem que coloque o outro ninho perto”, contou o dono de hotel.

Apesar disso, os moradores da região recebem a visita das araras todos os dias durante o período da tarde, momento em que elas aproveitam para apreciar o pôr-do-sol e se acomodarem nos novos lares.

Instalação da prefeitura

Nesta semana, uma equipe da Secretaria de Infraestrutura e Trânsito deu início à instalação das casas. Bastou um dia para que a primeira unidade em uma palmeira do paço municipal ganhasse novas moradoras; no amanhecer, um casal de araras já havia se “acomodado” tranquilamente, trocando carinhos e atraindo o olhar dos servidores que chegavam para trabalhar. De acordo com a equipe, as próximas unidades devem ser fixadas em algumas das árvores nas imediações do Parque Ecológico e demais avenidas da cidade.

O secretário de Infraestrutura, Eris Oliveira Barbosa, disse que seis casas foram confeccionadas para servir de lar às araras-canindé nessa primeira remessa. Ele também informou que, para que as araras continuem a circular pela cidade, a prefeitura também está investindo em um novo projeto de arborização; substituindo algumas árvores antigas por novas plantas do cerrado, que oferecem um habitat mais propício para as aves da região. “Esperamos que as araras encontrem um ambiente mais favorável agora e que possam construir o lar para seus filhotes nestas novas casinhas”, afirmou o secretário.

Instalação de casas pela prefeitura (Foto: Reprodução)

 

Arara-canindé (Ara ararauna)

A espécie mede 83 centímetros e chama atenção pelas cores das penas: azul e amarelo. Alimenta-se de sementes, frutas e nozes. Vive aos pares ou em grupos de até 30 indivíduos em florestas de galeria, várzeas com palmeiras e no interior e borda de florestas altas. Distribui-se da Amazônia até o Paraná. Pode ser encontrada também no Peru, Colômbia, Bolívia, Argentina, e Equador.