Reconhecendo o trabalho dos fotojornalistas, que diariamente se expõem na busca das melhores imagens para ilustrar as notícias, o Dia do Repórter Fotográfico deve ser incluído no calendário oficial de Mato Grosso do Sul.
A data já é celebrada em âmbito nacional no dia 2 de setembro, mas tem atenção especial no Estado como forma de homenagem ao repórter fotográfico Valdenir Rezende, que faleceu vítima da Covid-19 em fevereiro deste ano.
“Esta é uma profissão de extrema importância, o repórter fotográfico registra os fatos no momento em que estão acontecendo. Esses profissionais que muitas vezes se arriscam por uma foto merecem o reconhecimento. Aqui no Estado, temos diversos fotojornalistas excelentes, mas em homenagem ao Valdenir Rezende pedi que fosse incluído o seu nome. Ele faleceu de Covid-19, trabalhou praticamente toda sua vida na imprensa e é um exemplo da categoria”, destacou Marcio Fernandes, deputado estadual que protocolou um Projeto de Lei instituindo a data.
Eventos culturais
No projeto, Marcio Fernandes justifica que Valdenir Rezende tem sua história de vida marcada pela dedicação ao fotojornalismo, registrando diariamente momentos marcantes, históricos e do cotidiano de Mato Grosso do Sul durante quase 40 anos. Por isso, é considerado uma referência no jornalismo local.
Ainda de acordo com o projeto, o dia será dedicado à realização de eventos culturais e educativos em alusão à profissão, inclusive com homenagens aos profissionais da área.