Dia do Brasileiro

Marinete Pinheiro de Imagem e do Som (MIS) de Campo Grande desde 2015. 

 

Delinha MidiamaxBeth e Betinha

[Colocar ALT]

clicando aqui.

Paixão e Obsessão 

O ator Filipi Silveira

Curta-metragem

 

clicando aqui.

“Odeio arte que não se mexe”

Rose Aparecida Borges Ferreira

[Colocar ALT]

 

Movimento cinematográfico

Miranda, produtor audiovisual de 38 anos. Campo Grande sempre teve um movimento cinematográfico atuante desde a década de 60. Não existem investimentos igual em São Paulo e Rio de Janeiro e produções ainda precisam de financiamento público, porém a mentalidade está muito mais avançada.

“O conhecimento é mais acessível e as tecnologias de produções cinematográficas também, nunca produzimos tanto em Campo Grande quanto agora”, afirmou Israel, que aluga equipamentos de filmagem para produções. Como o cinema é um trabalho caro e muitas pessoas não têm condições de arcar com novas tecnologias, seu trabalho possibilita o surgimento de tantos outros. Para ele, o sentimento é de realização.

“Acredito que as pessoas que são creditadas pelos filmes não chegam nem a 3% da equipe que é formada para a realização do mesmo, e cada profissional dentro de um set conta, mesmo com o advento da tecnologia o ser humano no backstage não foi substituído, pelo contrário, hoje em um set vemos muitas profissões e funções novas. E são graças a esses invisíveis que o som e imagem chegam até a tela dos telespectadores”, disse.

Israel ainda explica que faltam investimentos da iniciativa privada para que o cinema de MS seja valorizado aos olhos da população. “Estamos muito atrasado em relação a outros estados e municípios brasileiros que já estão utilizando dessas linhas de financiamento localmente. Acredito que aproveitar o potencial desse mercado é uma forma de sair na frente, não é mesmo?”, questiona.

Embora o cinema sul-mato-grossense ainda passe por essas dificuldades, é notável que ele caminha conforme a evolução do Estado e das pessoas. Ele reflete na tela as histórias contadas no cotidiano de cada um. São por pessoas como Marinete, Filipi, Rose, Israel e tantas outras que trabalham arduamente, que o cinema daqui segue resistente e firme para alcançar seus próprios espaços. 

Você pode conhecer o trabalho de Israel clicando aqui.

Produtor audiovisual Israel Miranda (Foto: Reprodução/Instagram)