A pandemia do já completou um ano e tudo que você queria era descartar a máscara, certo? Nós sabemos que usá-la é chato, cansa e, muitas vezes, destoa ao ser colocada com outras peças, mas ela é extremamente necessária. Por isso, o Midiamax convidou uma designer de que atua em Campo Grande para dar dicas de como criar looks estilosos com o acessório. Assim, usar a máscara vai se tornar uma experiência muito mais divertida e, obviamente, fashion.

Mas antes da gente falar das dicas, é importante entender quais são as principais máscaras que existem no mercado e que, realmente, são eficazes:

  • PFF2 (ou N95): do ponto de vista médico, é a que tem melhor proteção e chega a filtrar 95% do ar;
  • Cirúrgica: como o próprio nome diz, é a usada em procedimentos operatórios. Feita com tecido especial de TNT, só pode ser colocada uma vez, depois ser substituída por outra nova;
  • Tecido: é a queridinha das pessoas pela facilidade e preço. Deve ser usada toda vez que sair da residência e, preferencialmente, por pessoas que não apresentam sintomas de Covid. Recomendável utilizar a de tecido com três camadas e lavar a cada uso;
  • Face shield: escudo de acrílico que também protege os olhos, opção mais direcionada para os profissionais de saúde. O uso, porém, não elimina a necessidade da máscara;

E tem também aquelas máscaras que não protegem em nada, como a famosa máscara transparente de policarbonato e a de crochê, por exemplo. Variações de máscaras surgem todos os dias no Brasil, mas a dica infalível é usar apenas as que são recomendadas pelos profissionais de saúde, como as citadas lá em cima.

Dicas para montar looks com máscara

Giovanna Barbosa, 23 anos, é publicitária e designer de moda que trabalha com produção de conteúdo para o segmento em Campo Grande. Ela contou ao Midiamax que o seu trabalho contribui muito para que ela sempre busque maneiras diferentes de se vestir, inclusive integrando a máscara na composição.

“A máscara agora virou um acessório indispensável pra gente, então na hora de montar os meus looks eu sempre tento fazer combinações que fiquem legal à produção”, comenta a designer. Para ela, uma dica que não tem erro é combinar roupas estampadas com a máscara de tecido, que pode ser do mesmo desenho ou parecido. Então, se você tiver uma roupa e máscara com estampas de oncinha, basta colocar as duas juntas para um visual bonito.

Na hora criar looks monocromáticos, experimente colocar peças que têm o mesmo tom. Giovanna ainda ressalta que existe uma grande dificuldade de encontrar opções de máscaras que combinem com todas as roupas, mas é nessa hora que você precisa ter criatividade, analisar o guarda-roupa e as compras.

“Também procuro elementos e cores nas minhas peças de roupas que eu possa combinar com as máscaras que eu tenho disponíveis. Para não ficar no habitual preto e branco, que são as cores mais tradicionais, eu tento buscar então algum elemento da minha roupa para poder usar a máscara dessa cor, e então linkar e deixar essa combinação bem harmônica”, complementa a designer de moda.