Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Das lentes de Roberto Higa, documentário conta o impacto da pandemia de coronavírus em Campo Grande

Documentário produzido por Dalila Saldanha será lançado na terça-feira em ambiente virtual e retrata impactos da Covid-19 na nossa sociedade.
Arquivo -

O documentário “Retratos da Pandemia em , por Roberto Higa” será lançado nesta terça-feira (16) na internet, trazendo o olhar de um dos mais conceituados repórteres fotográficos de Mato Grosso do Sul. Durante um ano, Higa trabalhou na coleta de material que revela o impacto da pandemia de na população campo-grandense.

O lançamento do documentário acontecerá na internet, por meio do site http://www.robertohigafotografo.com.br. O projeto contou com suporte da Lei Aldir Blanc e apoio do Ministério do e da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O trabalho é assinado pela Quiquiho Produções.

Documentário produzido por Dalila Saldanha será lançado na terça-feira em ambiente virtual e retrata impactos da Covid-19 na nossa sociedade
O fotógrafo e documentarista Roberto Higa, em março de 2021

Higa, conforme divulgado pela produtora, traz um “instigante e revelador” documentário sobre a presença do coronavírus na Capital sul-mato-grossense. A abordagem visual teve início logo depois de a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarar estado de pública, oficializando que a Covid-19 se tornou uma pandemia –que, até a manhã deste domingo, havia matado mais de 2,6 milhões de pessoas em todo o mundo.

Roberto Higa percorreu diferentes locais de Campo Grande para “ver, sentir a registrar as reações do povo à chegada do coronavírus”. Foram dias e noite de caminhadas que, garante ele, trouxeram uma nova experiência em seus 53 anos de profissão, graças ao contato com angústias e tragédias.

Produtora destaca ‘apurada sensibilidade contemporânea’ de Higa

Dalila Saldanha, produtora do documentário, disse identificar uma “apurada sensibilidade contemporânea” no trabalho de Higa. Para ela, o fotógrafo “retratou a dor, flagrou a perplexidade, retratou a indiferença e registrou a pressão do medo e das dúvidas em diferentes rostos e expressões” de uma Campo Grande tomada de assalto pela Covid-19.

Roberto Higa, por sua vez, destacou que o susto, a perplexidade, o medo, a sensação de importância e até a improvável indiferença se espalharam nos rostos da pessoa desde o início de 2020, com a decretação da pandemia. As nuances da adaptação da sociedade às mudanças, algumas radicais, foram flagradas pelas lentes do profissional.

“O pranto do filho que não pôde velar o corpo da mãe e o desespero da mãe sem notícias do filho internado numa UTI foram tão marcantes quanto a alegre emoção de quem tomava a primeira dose da vacina. Ou da família fazendo a festiva recepção ao pai voltando para casa, após a alta hospitalar e comemorando a vitória sobre a Covid”, destacou nota da produção do documentário.

A peregrinação pela cidade registrou máscaras e luvas, ônibus, igrejas e ruas, ambientes vazios ou superlotados que, em meio à controvérsia, permitiram múltiplas histórias e crenças diferentes, que agora integram a galeria retratada por Higa, que fez um registro cru, sem interferências ou pedidos para enquadramentos ou “falsos flagrantes”.

“É um registro cru –e, portanto, íntegro– de sentimentos e reações comportamentais. São histórias dentro de histórias que se contam sozinhas logo que o obturador é disparado e faz nascer o milagre da fotografia”.

A expectativa é que o documentário de Dalina Saldanha se converta em um registro profissional da cidade em que vive em meio ao caos gerado pela Covid-19.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Deputada pede explicações de Trump sobre tarifaço contra Brasil

Idoso morre após ser atropelado por trator em fazenda de Maracaju

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

De galhos a pneus, veja onde descartar lixo em Três Lagoas a partir de segunda

Notícias mais lidas agora

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Em entrevista, Haddad critica EUA, defende isenção do IR e comenta prejuízos de estatais

Últimas Notícias

Brasil

Julgamento de Bolsonaro começa na terça e terá oito sessões

Eventual prisão dos réus que forem condenados não é automática

MidiaMAIS

Festival de cinema em Ponta Porã termina celebrando integração entre Brasil e Paraguai

Evento ainda levou sessões para escolas da cidade

Esportes

Vitória bate Atlético-MG em jogo de técnicos interinos em Salvador

Clube baiano superou goleada na última rodada

Polícia

VÍDEO: Incêndio em terreno assusta moradores de dois bairros em Campo Grande

Terreno é cercado de casas e comércios