A Prefeitura de Corumbá –a 419 km de Campo Grande– anunciou nesta terça-feira (18) que realizará neste ano o Festival Estudantil da Canção em formato online, em razão da pandemia de coronavírus. Para tanto, todas as medidas sanitárias exigidas pela Secretaria Municipal de Saúde serão seguidas.

Apenas uma categoria está em jogo: Melhor Intérprete “A Voz de Corumbá”. Os candidatos devem se apresentar de forma individual.

O Fecc 2021 está sob a responsabilidade do Comitê de Gestão Compartilhada, composto pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e Cidadania e de Educação e das fundações de Cultura e Patrimônio Histórico e de Esportes.

O objetivo com o evento é incentivar o interesse da população pela música como fonte de cultura e lazer, valorizando manifestações regionais e o ambiente educacional, bem como apresentar talentos musicais das redes Municipal, Estadual e Particular.

Conforme o regulamento, os estudantes que disputarem o prêmio devem apresentar vídeo com a interpretação gravado em formato MP4, gravado em pen drive e entregue na escola –responsável pelo processo seletivo. Cada unidade de ensino poderá enviar apenas um vídeo para a Secretaria Municipal de Educação –ou seja, contará com apenas um representante.

A seletiva interna das escolas compõe a primeira fase do festival, que terá ainda uma eliminatória por jurados e uma seletiva online que contará com 5 classificados. Estes terão de gravar a apresentação em 5 pontos turísticos da cidade, como o Cristo Redentor, Avenida General Rondon, Porto Geral, Portal de Corumbá e Praça da Independência.

Após a gravação com playback nos pontos turísticos, os vídeos serão disponibilizados nas redes sociais para a votação online, a ser realizada pela população. O vencedor será quem tiver o maior apoio da comunidade, entre os dias 1º e 10 de setembro. Já a escola que mobilizar a maior votação do aluno classificado levará o prêmio de campeã da Torcida.

O resultado será oficializado em 14 de setembro. Os classificados em 1°, 2° e 3° lugares receberão troféu, medalha e certificado de participação –este vai para os 5 classificados para a final.

As inscrições são gratuitas, sendo realizadas entre os dias 1º e 30 de junho e protocoladas diretamente na sede da Secretaria Municipal de Educação, no Paço Municipal (Rua Gabriel Vandoni de Barros, s/nº, 2º piso, das 7h às 13h de segunda a sexta-feira. Mais detalhes constam no edital publicado em 14 de maio no Diário Oficial de Corumbá.