A Comunidade Quilombola Furnas do Dionísio, localizada nas imediações do município de Jaraguari, a 46 quilômetros de Campo Grande, realiza o 1º Sarau Cultural Consciência Negra, no sábado (20), data em que se comemora o Dia da Consciência Negra. Segundo os organizadores, o evento começa às 8h30, no Rancho do Vô Nildo, com um dia marcado por atividades que valorizam a cultura afro.

“O Dia da Consciência Negra é um momento voltado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data suscita questões como racismo, discriminação, igualdade social, inclusão do negro na sociedade, cultura afro-brasileira, assim como a promoção de atividades que valorizam a cultura africana. Este dia é fundamental para evidenciar as desigualdades e violência que ainda hoje ocorrem na sociedade contra a população negra”, afirma a organizadora do evento, professora Leila Aparecida da Silva.

Programação

Autoridades do local serão os responsáveis por iniciarem a programação de atividades. Em seguida, será feita a apresentação do ofertório, do Engenho Novo, das artesãs das Peneiras e apresentação de capoeira.

Já ao meio-dia haverá almoço com música ao vivo, enquanto às 14 horas terá apresentação de dança dos alunos da Estadual Zumbi dos Palmares, apresentações musicais com artistas locais e, por fim, o desfile afro com um novo olhar sobre os padrões de beleza atualmente impostos pela sociedade.

Às 16 horas, o cantor Tony Massa finaliza a programação. Também haverá exposição de trabalhos realizados pelos alunos da Zumbi dos Palmares.

Além disso, é proibida a entrada de bebidas, drogas e narguilé. Será necessário levar pratos e talheres para o almoço. A entrada e o almoço são gratuitos.

Serviço

  • 1º Sarau Cultural Consciência Negra
  • Local: Rancho do Vô Nildo, na Comunidade Quilombola Furnas do Dionísio
  • Horário: A partir das 8h30
  • Entrada franca – levar talheres para o almoço.
  • Foto de capa: Neia Maceno.