Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Colorir e sentir: Idosos soltam a imaginação no 2º Concurso de Pintura da Fundação Manoel de Barros

Com os materiais em mãos, os participantes tiveram pouco mais de 15 dias para criar a obra
Arquivo -
Dança
Dança

Com giz a óleo, barbante, tinta e outros elementos artísticos nas mãos, 81 idosos idealizaram, criaram, desenharam e soltaram a imaginação no 2º Concurso de Pintura – Criativa Idade que Colore, realizado para os participantes do projeto Ativa Idade, da Fundação . A premiação do Concurso foi realizada na última terça-feira (31) e reuniu as vencedoras em uma cerimônia intimista, seguindo todos os protocolos e regras de biossegurança contra o novo coronavírus.

O Concurso buscou levar a pessoa idosa a refletir sobre a beleza da vida em sua essência, além de estimular uma atividade prazerosa em casa com os familiares, neste período de pandemia. O tema desta edição foi “Colorir e Sentir”, pela tela os participantes tiveram a oportunidade de colorir os sentimentos pela arte.

Uma das telas premiadas (Foto: Divulgação)

Para estimular a participação, a Fundação criou um kit especial formado por uma tela de pintura de 30 por 40 cm, uma caixa de giz a óleo e um item surpresa (que também teve que ser usado na arte) e entregou esse material aos participantes em 22 de julho. As entregas dos kits aconteceram de duas formas: alguns usuários receberam os kits em suas residências pela equipe da Fundação e outros retiraram os materiais em um drive-thru, montado na sede da organização.

Nas entregas e no drive, a equipe seguiu todas as medidas preventivas, utilizando máscaras, luvas, álcool em gel e mantendo a distância necessária da pessoa idosa, sem nenhum contato físico. Com os materiais em mãos, os participantes tiveram pouco mais de 15 dias para criar a obra. Após esse período, a equipe da Fundação retornou nas residências para buscar as telas e também recebeu as obras via drive-thru, seguindo os mesmos cuidados. Das 103 telas distribuídas, 81 foram entregues.

Tela vencedora da categoria voto popular (Foto: Divulgação)

 

Três categorias elegeram as melhores telas

De acordo com o diretor da Fundação Manoel de Barros, Marcos Henrique Marques, para selecionar as melhores telas, a FMB criou uma metodologia especial, com três categorias: Júri do Curso de Psicologia da , Júri do Conselho Municipal do Idoso e Júri Voto Popular via .

As 81 telas recebidas foram encaminhadas para o curso de Psicologia da Uniderp, que se dividiu em grupos entre professores e alunos, selecionando 15 obras finalistas. Dessas 15 obras, o curso de Psicologia elegeu uma tela vencedora. As 14 telas que ficaram foram apresentadas para o Conselho Municipal do Idoso, que elegeu mais uma tela vencedora.

Por fim, a Fundação realizou uma votação popular em seu Instagram com as 15 telas finalistas que tinham sido eleitas pelo curso de Psicologia. A votação popular aconteceu de 25 a 30 de agosto e elegeu mais uma tela vencedora. Assim, o Concurso elegeu 3 telas vencedoras.

Campeãs

Arilma Maria se destacou (Foto: Divulgação)

Pela categoria Júri Curso de Psicologia da Uniderp a vencedora foi Arilma Maria de Almeida, de 66 anos. Com uma tela colorida, que mistura rostos e elementos da natureza, ela conta que a inspiração para a elaboração de sua obra veio do nome do Concurso, do incentivo e do carinho da equipe da Fundação, que ao levar o kit de pintura em sua casa lhe possibilitou criar e participar do Concurso.

Tela escolhida pelo Conselho Municipal (Foto: Divulgação)

Já pela categoria Júri Conselho Municipal do Idoso, o primeiro lugar ficou com Vera Maria da Silva Feitosa, de 66 anos. Muito feliz com sua tela premiada, Vera Maria descreve que além do giz a óleo, utilizou outros elementos; ela desenhou um gramado com uma grande árvore, revestiu o tronco com casca de árvore natural e colocou flores rosas feitas manualmente com EVA. Em um dos galhos, fez um balanço com barbante e madeira, com um pequeno boneco sentado.

Vencedora Helena Arce (Foto: Divulgação)

E no Júri Voto Popular via Instagram, a vencedora foi Helena Arce Duarte, de 74 anos. Ela, que desenhou uma bailarina dançando com muita cor e vida, conta que ficou muito surpresa com o resultado, sentiu que as pessoas que votaram sentiram o que ela quis passar na tela; a dança. “Achei maravilhoso participar do Concurso de Pintura, essa atividade tira a gente da ociosidade e faz com que a gente se reúna com os filhos e com os netos, então fazer esse tipo de atividade é uma reunião, uma união com nossos familiares. Espero que o Concurso aconteça todo ano!”.

Projeto Ativa Idade

Por meio do Projeto Ativa Idade, que é realizado desde 2013, a Fundação Manoel de Barros promove a autoconfiança da pessoa idosa, para que ela seja mais participativa na sociedade e, com isso, possa se reinventar, resgatar a autoestima, recuperar o vínculo familiar, fazer novas amizades, desenvolver habilidades, ser mais ativa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Morto em confronto tinha 180 passagens de furto a tráfico de drogas em Campo Grande 

Marcos do Val contraria ordem do STF e viaja para os Estados Unidos

prefeitura de sidrolandia tromper claudinho serra

Juiz intima advogados e alega risco de comprometimento no processo de implicados da Tromper

VÍDEO: Filho de Preta Gil chega ao velório para se despedir da mãe; veja

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Cauan segue santos

Com vídeos virais, Cauã curte férias em Campo Grande após fazer sucesso como atleta Sub-8 do Santos

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: Fumaça de incêndios volta a assolar a região do Parque do Sol

Funcionários de Unidade de Tratamento de Resíduos enfrentam dificuldades para trabalhar nesta sexta-feira (25)

Transparência

ANTT autoriza desapropriação de áreas para duplicação da BR-163 em Bandeirantes

CCR deve obter as licenças para a duplicação dos trechos

Brasil

IPCA-15 de julho é o mais alto para o mês desde 2021 e o maior desde maio de 2025, afirma IBGE

Índice subiu 0,33% impulsionado por energia e transporte

Brasil

Feira Internacional da Música do Sul encerra inscrições para talentos do Centro-Oeste

Artistas do Centro-Oeste terão a chance de participarem da Feira Internacional da Música do Sul; saiba detalhes do projeto