Em alusão ao Dia Municipal do Povo Cigano, comemorado na data de 24 de maio e instituído pela lei de número 6.532/21, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de e (Sectur), promove neste domingo (23) uma live em comemoração ao povo cigano, que será transmitida no canal do YouTube da Sectur, a partir das 19h30.

O dia 24 de maio é dedicado a Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos. Integrando o Calendário Oficial de Eventos de Campo Grande, a data é um reconhecimento à contribuição da etnia cigana para o aprimoramento da cultura campo-grandense e também para o fortalecimento e afirmação da cultura e identidade desse povo.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas, é importante valorizar a diversidade de culturas étnicas. “Poucos sabem, mas na Capital vivem aproximadamente 400 pessoas ciganas. Com certeza eles têm muito a nos ensinar com uma cultura tão rica em saberes, representado pela Romani Federação Sul-mato-grossense de Cultura e Etnia Cigana”, pontua.

A programação terá início com fala do presidente da Federação Sul-mato-grossense de Cultura e Etnia Cigana, Pedro Nicolich, e se estenderá com leitura de um poema de Nena Sarti, “Santa Sara Kali – A Escrava Livre”.

O músico Nuno Baes se apresentará em sequência e, finalmente, a live se encerrará com apresentação do Estúdio de Dança Isa Yasmin. O canal do YouTube da Sectur, onde será transmitido o evento, pode ser acessado clicando neste link.