Explosão e fenômeno da pandemia, o “Faça Você Mesmo” sempre aconteceu e teve adeptos, mas o isolamento social, principalmente no ano passado, deu um empurrãozinho (aliás, empurrãozão) enorme para esta prática.

Bombado no facebook, o grupo que leva o mesmo nome da ideia é recheado de publicações diárias das pessoas de todos os lugares do Brasil compartilhando seus feitos caseiros, práticos e adaptados, incentivando os demais a fazerem também.

A ideia do “Faça Você Mesmo” é, além de economizar os gastos, promover descobertas de novas, desconhecidas ou adormecidas habilidades, reforçando as capacidades individuais ou coletivas da resolução de problemas.

Pesquisa publicada pelo em agosto de 2020 revelou que, por conta do maior tempo passado em casa durante a pandemia do coronavírus, muitos consumidores estão aderindo à prática de realizar por conta própria uma série de atividades. 

Reformas e mudanças na decoração de casa, produção de objetos de artesanato e utilidades domésticas, customização e produção de peças de roupa e novas receitas culinárias são as principais atividades que vêm sendo desempenhadas pelos brasileiros, segundo a pesquisa.

Em Campo Grande…

É claro que campo-grandenses não iam ficar de fora do grupo que é sensação no Brasil e já conta com mais de 3 milhões de membros.

Moradora da Capital, Desdemona de Lima compartilhou com todos uma gaveta que virou cantinho do café na cozinha.

“Minha primeira postagem neste grupo maravilhoso que me deixa cheia de ideias. Amo artesanato… morre uma gaveta de cômoda e nasce um cantinho do café. Eu amei, espero que gostem”, escreveu orgulhosa.

Gaveta transformada em estante ficou incrível (Arquivo pessoal)

 

Laissa Souza, também de Campo Grande mostrou a recauchutada que deu em sua geladeira. Ela compartilhou uma dica para quem deseja repaginar o eletrodoméstico. “Usei tinta esmalte para pintura automotiva. Ela é ótima. Seca em 15 minutos. Dei 3 demãos. E ainda sobrou um pouco. Usei rolinho de espuma pra pintar. Nas partes plásticas usei pincel e pintei com a mesma tinha”, relatou satisfeita com o resultado.

Antes e depois da geladeira de Laissa (Arquivo pessoal)

Criativa e grande entusiasta das reformas caseiras, Laissa fez uma série delas e compartilhou todas no Facebook, além de outras invenções pessoais que deram muito certo. Confira algumas: