A todo vapor em Mato Grosso do Sul, o inverno veio com força no último domingo (27) e permanece em alta potência por todas as regiões do Estado. Diversas cidades do Estado amanheceram encobertas de gelo nesta quarta-feira (30). As baixas temperaturas deixaram carros, jardins, calçadas e plantações brancas com a geada.

Há até a possibilidade de neve em Santa Rita do Pardo, por conta das baixas temperaturas e nuvens formadas no local, conforme informou o meteorologista Natálio Abraão.

Os campo-grandenses começaram o dia com 3ºC e sensação térmica de 0ºC, porém a temperatura está subindo com o decorrer das horas. A máxima prevista para esta quarta (30) é de 17ºC.

Rio Brilhante foi uma das cidades que registrou geada no início da manhã desta quarta (Maracaí FM)

 

Mais frio que no Alasca

Por incrível que pareça, esses números alcançados em MS são inferiores aos registrados no Alasca, que atualmente passa pelo verão, mas que nunca deixa de ser frio por suas geleiras.

O Alasca é o maior estado estadunidense e, assim como o Havaí, apesar de pertencer aos Estados Unidos, não possui ligação territorial com esse país. Trata-se de uma península que faz fronteira com o Canadá e foi comprada pelo governo estadunidense em 1867.

Extremo e intenso, o frio no Alasca está ligado à sua localização geográfica no extremo norte do planeta, o que favorece as baixíssimas temperaturas registradas durante quase todo o ano. 

Temperaturas essas que foram superadas em Mato Grosso do Sul. Internautas fizeram meme comparando o frio da Capital com o da península conhecida por seu clima severo.

Temperaturas da região norte-americana foram superiores às de MS

 

Memes

Nas redes sociais, o Brasil inteiro entrou na onda do inverno e as baixas temperaturas viraram piada para quem consegue rir disso. Os principais posts faziam referência aos particulares chuveiros elétricos brasileiros e seus truques e artimanhas para manter a água aquecida.

O próprio Canadá, inclusive, está entre os assuntos mais comentados no Twitter no final da manhã desta quarta. O país que faz fronteira com o Alasca está enfrentando temperaturas surreais de calor, chegando quase a bater os 50ºC e provocando a morte de mais de 200 pessoas.

A situação reverssa e quase inacreditável entre Brasil e Canadá está sendo assunto. Confira: