Após anos de dedicação à montaria em touro, o cowboy José Vitor Leme Batista tem a sua primeira biografia lançada. Natural de Ribas do Rio Pardo, a 97 quilômetros de Campo Grande, o rapaz de 24 anos está levando o nome de aos pódios internacionais de bull rider, que ele pratica. Com a história de um dos peões mais promissores da atualidade, a biografia de José Vitor resgata os melhores momentos da sua vida até a conquista do topo.

O responsável pela obra é Aparecido Souza, mestre em Educação e educador de história da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul, que foi professor do cowboy quando ele ainda era adolescente.

“Eu já acompanhava o Vitinho e o que me despertou o interesse em escrever essa história foi a participação dele em 2016 em Barretos, por fração de segundos ele não conseguiu o título, mas ali já dava para ver que era só o começo de uma grande carreira”, explica o professor.

O autor entrevistou familiares, amigos, teve acesso a álbuns de fotos, até que finalmente, no fim do ano passado, conversou com o próprio biografado para concluir o material. “O subtítulo ‘uma breve biografia' é pela impossibilidade de escrever toda a vida de uma pessoa, ainda mais alguém tão jovem, mas o mostra a trajetória vitoriosa dele, toda essa determinação, e a intenção é fazer com que as pessoas conheçam essa história e saibam que elas também podem. E a história continua”, conclui.

Campeão mundial

O Midiamax conversou com o campeão mundial em abril, quando sua biografia havia sido anunciada. Ele contou que sempre se dedicou ao futebol porque pretendia seguir carreira como jogador. Porém, durante uma viagem a São Paulo que ele descobriu a paixão pela montaria.
Desde então, entrou em vários torneios, como o Circuito Rancho Primavera, onde ficou conhecido no esporte, na Equipe Roseta e, por fim, na PBR Brasil (Profissional Bull Rider) quando se consagrou campeão em 2017. Além disso, também conquistou uma vaga para participar do Velocity Tour, nos Estados Unidos.

[Colocar ALT]
José Vitor Leme é campeão mundial de bull rider (Foto: Reprodução/Instagram)

José Vitor se mudou para Decatur, cidade localizada no Texas norte-americano, em 2020 para correr atrás do sonho de ser campeão mundial na modalidade.

Para o cowboy, receber essa homenagem é uma honra. “É muito gratificante, estou feliz por isso. O professor Cido não mediu esforços para ir atrás da minha história. Isso não tem preço, só tenho a agradecer”, comenta.

O livro “Vitinho – Breve história do cowboy que conquistou o mundo”, já está disponível para pré-venda pelo site da Life Editora, através do link: https://pag.ae/7X6C_FZur, com frete grátis para todo o Brasil. Livros adquiridos na pré-venda acompanham um pôster de colecionador do campeão mundial. Mais informações pelo telefone: (67) 99297-4890.