Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Caça-promoção: campo-grandenses preferem desconto para compras mais baratas

Com o valor nas alturas, existem práticas infalíveis na hora das compras
Arquivo -

Com os preços nas alturas, os brasileiros sempre foram fãs de uma boa promoção. A pandemia trouxe ainda mais impacto na economia, resultando num poder aquisitivo menor já que praticamente tudo aumentou de valor, e não escapou desse cenário. Por isso, o jeito mesmo é economizar e encontrar maneiras de pagar mais barato a hora das compras.

O publicitário Ed Ádan Ribeiro Souza, 26 anos, é conhecido como o “Zé da promoção” em sua casa. Ele contou ao Midiamax que tem um calendário de descontos para aproveitar as melhores épocas de compras. A Black Friday, inclusive, é o momento do ano mais aguardado pelo jovem.

“Períodos de descontos são ótimos porque podemos nos programar melhor e conseguir pechinchar aquele item que temos guardado na wishlist”, explica o publicitário, que segue uma rotina para organizar suas finanças mensais e não ficar no aperto.

“Ponho na ponta da caneta todos os gastos previstos, faturas e também o dinheiro que vai entrar. É uma boa pra evitar aquele sufoco de gastar mais do que se pode e depois cair no desespero. E o lado bom é que dá pra traçar metas e conquistar itens da sua lista de desejos, guardando um dinheirinho extra que não vai fazer falta no orçamento do mês”.

Outra dica que ele acha importante para se manter motivado é criar um quadro de metas e organizar os valores que precisa investir em cada item. Na compra de roupas, Ed também segue uma prática infalível para trocar o guarda-roupa sem gastar horrores: só compra em época de troca de coleções. “As coleções são trocadas nos cabides e o desconto é certo nas peças mais antigas”, explica.

No supermercado, o sistema é o mesmo. Ed vai com o celular na mão para conferir a lista de compras e somar na calculadora, tudo para evitar gastar dinheiro desnecessário em itens não planejadas.

“Faço meu roteiro do lado inverso também, começo na sessão de carnes e hortifruti e venho em direção aos primeiros corredores. Isso porque o que realmente precisamos está escondido nas últimas prateleiras, assim você compra o que precisa e evita distrações ao longo do trajeto”, explica o publicitário.

Ed ainda fala que o segredo para comprar mais barato é planejamento e disciplina, uma vez que ter os produtos deve ser motivo de satisfação e não dor de cabeça. “Organizando sua rotina financeira mês a mês, fica fácil dispensar gastos desnecessários e investir seu dinheiro naquilo que realmente quer”, diz Ed Ádan.

Pedir desconto

Além de planejamento financeiro, o engenheiro civil Daniel Benitez Bevilaqua, 25 anos, disse que nunca compra nada sem antes pedir desconto. Ele guarda o dinheiro que precisa e sempre paga à vista, uma vez que consegue um desconto maior. Outra prática que ele não deixa de lado é criar intimidade com os vendedores.

“Tento buscar uma proximidade com os vendedores, uma certa amizade, assim você conquista quem está vendendo e isso ajuda a conseguir um desconto ou até mesmo um bônus. Comprar sempre no mesmo lugar e com o mesmo vendedor são coisas que costumam ajudar também”, comenda o engenheiro ao Midiamax.

Por isso, nada de ter vergonha na hora de pedir desconto, já que todos os produtos têm uma margem de redução no valor cheio. “Se o vendedor gostar de você, quem sabe não ganha um brinde? ”, diz Daniel.

Dicas para comprar mais barato

Você pode recorrer a inúmeras alternativas para pagar menos nas lojas físicas e online. Existem, por exemplo, vários grupos e comunidades na Internet para ficar por dentro dos melhores produtos a preços acessíveis. Veja mais alguns passos que você pode seguir para economizar:

Pesquise em várias lojas: assim você consegue fazer uma média de preço e ver qual lugar está cobrando menos;

Utilize cupons de desconto: os cupons de desconto são muito famosos, principalmente em compras online. Para encontrá-los, você pode recorrer à influenciadores digitais, sites que disponibilizam o código ou até mesmo fazer a primeira compra em algum lugar.

Pague à vista: você consegue maior desconto pagando à vista e ainda evita dezenas de parcelas que podem vir com juros inclusos.

Negocie: deixe a vergonha de lado e negocie com o vendedor até conseguir atingir um valor que seja legal para o seu bolso.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados