Não é todo mundo que gosta de fígado, mas com o corte bem preparado e com temperos especiais, a carne acaba ganhando um sabor praticamente irresistível. A sugestão da vez é uma receita da celíaca (que tem dificuldade para processar glúten), Cael Horta.
“Eu sempre gostei de fígado, mas comia pouco. E a minha sogra faz o melhor de todos, com aquela mão pernambucana dela! Quando a quarentena começou, estávamos marcando de ir até lá pra ela fazer essa iguaria pra mim mas não foi possível até hoje. Tomei coragem, liguei pra ela e peguei a receita. É essa aí e fica bom demais!”, diz Cael sobre o preparo.
Ingredientes:
- 300 g fígado de boi
- 2 dentes de alho triturados
- 1 pitada sal
- 1/2 cebola ralada
- 1 fio de azeite
- 1 pitada de pimenta-do-reino
- 1 pitada de cominho
- 1/2 pimentão verde ou vermelho em rodelas
- 1/2 pacote molho de tomate
- coentro a gosto
Modo de preparo:
- Retire a película das bordas da carne, tempere com alho, sal, pimenta e cominho, adicione o fio de azeite, misture tudo muito bem, e deixe marinando por uns 40 minutos (quanto mais melhor).
- Após a marinada, coloque um fio de azeite em uma frigideira alta, coloque os bifes, tampe e deixe cozinhando em fogo baixo.
- Vá virando o bife (sem espetar com o garfo) até que comece a grudar no fundo da panela.
- Quando chegar nesse ponto, adicione o tomate, pimentão e o molho, tampe e deixe cozinhando novamente, até o pimentão amolecer.
- Acerte o sal, adicione o coentro e desligue.