MidiaMAIS

Bolinho de mandioca supercrocante fica pronto em minutos

Para alguns, bolinho de mandioca é melhor que batata frita

João Ramos Publicado em 06/10/2021, às 07h25

Receita pode ser frita ou assada
Receita pode ser frita ou assada

Aperitivo ideal para o café da manhã, lanches da tarde ou confraternizações em geral, bolinho de mandioca é uma guloseima deliciosa e fica pronta em pouquíssimo tempo.

Rápido e saboroso, o prato é fácil de preparar. Basta ter mandioca cozida em casa. Para muitas pessoas, esta receita é melhor que batata frita, fica mais crocante e é perfeita para petiscos.

Confira os ingredientes e o passo a passo para fazer bolinho de mandioca em casa:

Ingredientes

  • 300 g de Mandioca (2 xícaras de chá);
  • 4 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 4 colheres de sopa de margarina ou manteiga;
  • Quatro colheres de sopa de queijo ralado;
  • Farinha de rosca (para empanar);
  • Leite ou ovos (para empanar);
  • 150 g de queijo muçarela;
  • Sal, pimenta-do-reino e salsinha a gosto;
  • 3 colheres de sopa de água;

Modo de Preparo

  1. Primeiramente, para o preparo do bolinho de mandioca, vamos cozinhar a mandioca até que consigamos obter um creme macio, após isso, escorra a água;
  2. Em seguida, amasse a mandioca cozida com um garfo, fazendo-a ficar feito um purê.
  3. Então, vamos providenciar uma panela e colocá-la em fogo baixo. Nessa panela, vamos refogar a manteiga e depois, acrescentar a farinha e mexer até conseguirmos transformar em um tipo de massa para um melhor resultado do seu bolinho de mandioca pronto.
  4. Em seguida, chegou a hora de adicionarmos o purê de mandioca, o queijo ralado, o sal, a pimenta e a salsinha à panela.
  5. Logo após, vamos mexer bem, enquanto adicionamos água em porções pequenas, até que forme uma massa consistente, que seja difícil de mexer.
  6. Por fim, transfira essa massa pronta para outro vasilhame para que possa esfriar.
  7. Finalmente, depois que a massa já estiver fria, ou até mesmo morna, higienize as mãos e unte, para que você possa sovar a massa até que se forme uma massa mais rígida e ao mesmo tempo macia.
  8. Por último, retire porções da massa, criando bolinhas e adicionando dentro delas queijo mussarela cortado em quadradinhos.
  9. Em seguida, empane as bolinhas no ovo e na farinha.
  10. Então, vamos fritar em óleo quente ou, caso ache melhor, ponha em forno pré-aquecido para assar a uma temperatura de 250C, por mais ou menos 30 minutos.

Pode Congelar?

Caso você opte por congelar as poções, lembre-se de que elas nunca ficarão iguais como se tivesse sido frito na hora. Mas é possível congelar sim a receita. Entretanto, caso sejam descongelados, eles devem ser imediatamente consumidos, ou seja, não podem ser congelados por uma outra vez seguida.

Jornal Midiamax