Depois de um ano suspenso por causa da pandemia, o festival Batalha de Bandas retorna, em 2021, para a sua 7ª edição em Mato Grosso do Sul. O concurso é considerado o maior evento de música autoral do Estado e, dessa vez, recebeu investimento da Fundação de Cultura de MS/FIC-MS.

Desde 2014, mais de 60 bandas sul-mato-grossenses passaram pelo palco do festival e mais de 150 grupos se inscreveram. Neste ano, os organizadores estão confiantes com um novo cenário. “O Batalha de Bandas deve acontecer em setembro, com todos os cuidados que o período pede”, garante a produtora executiva Ana Ostapenko.

Como participar

As inscrições para o Batalha de Bandas começam amanhã (13), no Dia do , e terminam no dia 13 de agosto. Interessados podem se inscrever através do formulário online para bandas regionais de qualquer vertente do rock. Os integrantes, no entanto, precisam ter mais de 14 anos de idade.

Durante a inscrição, é necessário apresentar uma música autoral, em áudio ou vídeo, via Soundcloud ou YouTube. “Não há necessidade de ser uma gravação profissional, pode inclusive ser de um ensaio. O intuito é dar visibilidade a novos talentos do rock regional”, explica Ostapenko.

A seleção é feita por um time de técnicos que avalia todo o material enviado e seleciona os grandes finalistas. Os nomes serão divulgados no dia 20 de agosto na fanpage da Batalha de Bandas. No dia da grande final, durante o evento, os jurados avaliam quatro quesitos: composição, performance, execução e letra.

Premiação

A vencedora ganha a gravação de um DVD com quatro músicas, um ensaio fotográfico no dia da gravação do DVD, dez camisetas de merchandising da banda e uma consultoria de carreira.

Já o segundo lugar e a banda escolhida pelo público levam a gravação de um single cada. Já o terceiro lugar recebe um ensaio fotográfico. “Essa premiação proporciona às bandas vencedoras a oportunidade de terem um material próprio para o ingresso no mercado musical”, pontua Caio Dutra, produtor técnico do festival.

Arthur Maximilliano, guitarrista da banda Codinome Winchester, primeira banda a ganhar o festival Batalha de Bandas, fala da importância desse tipo de evento, sobretudo para incentivar os músicos a não desistirem. “Festivais como o Batalha incentivam as bandas a acreditarem em seu trabalho. Para nós, vencer a primeira edição foi importante porque, como prêmio, conseguimos gravar nosso segundo EP, o Ocasiões Espaciais, que foi muito importante para nós em um cenário nacional”, pontua.

O link para inscrições e todos os detalhes da edição 2021 serão divulgados em uma live no perfil do do Batalha de Bandas (@batalhadebandas), no dia 13 de julho, às 20 horas, horário local.

Para mais informações sobre o Batalha de Bandas, basta acessar www.facebook.com/batalhadebandascg.