tem esculturas lindíssimas espalhadas pelo Estado. Os tuiuius do aeroporto de Campo Grande, a estátua de Manoel de Barros, as araras centralizadas na praça e muito mais. Acontece que MS também é uma pérola em criar esculturas um tanto…peculiares, por assim dizer. Longe dos holofotes e que muitas vezes geram bastante curiosidade, hoje (14) a gente decidiu ir atrás dessas obras de arte para selecionar qual delas é a mais Aesthetic – estética no linguajar da geração Z – de Mato Grosso do Sul.

Do Sobazão na até a Linguiçona de Maracajú, nós fizemos um compilado dessas estátuas que chamam a atenção em terras sul-mato-grossenses. Desde turistas até moradores, muitas pessoas não sabem o que aquelas esculturas estão fazendo ali…mas a gente ama a estética de MS do mesmo jeito.

Vamos começar?

Monumento à Zarabatana

Essa escultura é um tanto quanto polêmica porque todo mundo já tirou foto, mas ninguém sabe direito o que é. Então, a gente te explica: o Monumento à Zarabatana (lança dardos) homenageia as culturas indígenas de Mato Grosso do Sul. A construção foi feita em forma tridimensional, com tijolos com características medievais. Também é conhecido como Monumento ao Índio.

De uma coisa todo mundo tem certeza: a escultura é um dos cartões postais de Campo Grande, impossível não chamar a atenção ao passear pelo Parque das Nações Indígenas.

Monumento à Zarabatana (Foto: Reprodução/Prefeitura)

 

Sobazão da Feira Central

Desde que a Feira Central passou por reformas há muitos anos em Campo Grande, o espaço ganhou uma estátua um tanto…apelativa. Todo mundo sabe que lá vende o sobá mais tradicional da cidade, mas a estátua faz todo mundo ter ainda mais certeza. Poxa, precisava fazer um macarrão tão grande assim?

Sobázão da Feira Central (Foto: Reprodução/Prefeitura)

 

Monumento da Cabeça de Boi 

E esse monumento que fica lá no bairro Amambai, de Campo Grande? Se a intenção era chamar a atenção, conseguiu. O Monumento da Cabeça de Boi faz referência à história antiga, já que no local um açougueiro fixou a ossada do crânio de um boi para orientar trabalhadores e viajantes que passam pela região. Acho que todo mundo concorda que a nova versão é bem melhor, né?

Monumento Cabeça de Boi (Foto: Reprodução/Prefeitura)

 

Guampa de Tereré

Campo Grande também tem uma estátua emblemática que é o Monumento Guampa de Tereré. Com 300 quilos e mais de seis metros de altura, dá pra evidenciar bem que a cidade é fã de tomar tereré.

Guampa de Tereré (Foto: Reprodução/Prefeitura)

 

Dinossauros de Nioaque

E lá em Nioaque que tem dois dinossauros bem em cima do nome da cidade? Ninguém entende muito bem o porquê, mas é bem fofinho ver uma mãe dinossauro com seu filhote logo que entra no município. Eles são tão famosos lá na região que até ganharam máscara durante a pandemia do Covid-19.

Dinos de Nioaque (Foto: Reprodução/Prefeitura)

 

Guia Lopes

Lá em Guia Lopes da Laguna tem uma estátua do “Guia Lopes”, herói do Exército Brasileiro que guiava as tropas do país durante a retirada da Laguna, na Guerra do Paraguai. O conceito da homenagem é bem legal, mas a verdade é que ficou parecendo um cowboy de lego.

Guia Lopes (Foto: Reprodução/Prefeitura)

 

Boizinho de Ribas

Lá em Ribas do Rio Pardo, é impossível passar pela entrada da cidade sem, antes, se deparar com a escultura de um boi gigante. Quem amou o conceito?

Boizinho de Ribas (Foto: Reprodução/Prefeitura)

 

Linguiçona de Maracaju

Imagina estar andando por Maracaju quando, de repente, você se depara com uma estátua gigante de uma…linguiça. E uma linguiça de olhos, boca, nariz e mãos segurando uma…linguiça.

É, esse tipo de coisa acontece lá por Maracaju.

Linguição de Maracaju (Foto: Reprodução/Prefeitura)

 

Eai, qual dessas estátuas ganha a batalha de qual é a melhor para representar a Aesthetic de Mato Grosso do Sul? Independente de qual seja a vencedora, a verdade é que todas elas ocupam um lugar especial no nosso coração.