MidiaMAIS

Bacon caseiro de 3 ingredientes para não comprar mais no mercado

Preparo é fácil, não tem segredo e nem mistério

João Ramos Publicado em 11/10/2021, às 07h12

Apenas três ingredientes você pode fazer o seu próprio bacon em casa
Apenas três ingredientes você pode fazer o seu próprio bacon em casa - (Foto: Na Cozinha da Helô)

Quem não ama bacon? Delicioso, o ingrediente é indispensável em algumas porções e refeições completas. Na tentativa de se aventurar na cozinha, por que não testar fazer esse alimento em casa?

O Na Cozinha da Helô ensina direitinho a fazer bacon caseiro para abandonar de vez o do mercado, e o melhor: só leva três ingredientes. O preparo é fácil, não tem segredo e nem mistério. Confira e aprenda:

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo (240 g)
  • 1 e ½ xícara (chá) de sal (360 g)
  • 1 kg de barriga de porco bem carnuda e com o couro e num só pedaço

Modo de preparo:

  1. Numa tigela média, misture o açúcar e o sal.
  2. Abra um retângulo de papel alumínio de uns 80 cm, coloque a barriga no centro, espalhe metade da mistura de açúcar e sal por de um lado, vire e por cima espalhe o restante, cuidando pra que não fique sequer um pedaço de carne sem um pouco da mistura.
  3. Dobre o papel pra fechar bem o pacote, corte mais um retângulo de papel alumínio e embrulhe no outro sentido pra garantir que o pacote fique bem fechado (se achar necessário, embrulhe mais uma vez e termine com uma camada de filme plástico pra vedar). Coloque o pacote numa assadeira e deixe repousar na geladeira por uns 5 ou 6 dias, virando de 12 em 12h.
  4. Ao final do tempo, desembrulhe o bacon e aperte com a ponta do dedo indicador de todos os lados pra verificar se já está totalmente firme e, se ainda estiver ainda que ligeiramente macio, embrulhe novamente e deixe repousar na geladeira por mais 1 ou 2 dias (é difícil prever o tempo exato, pois a espessura da manta, o quanto é permeada de carne e de gordura influenciam a cura).
  5. Coloque o bacon numa assadeira e leve ao forno a 160ºC (médio) por 2 a 3h, até que esteja bem dourado, o couro brilhante e translúcido e a gordura bem transparente.
Jornal Midiamax