Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Aulas reduzidas e espetáculos digitais: teatro se reinventa para sobreviver à pandemia em Campo Grande

Artistas e companhia teatrais precisaram adotar novas estratégias para manter o teatro vivo na Capital
Arquivo -

Todo mundo sabe que a atrapalhou a vida de todo mundo em vários sentidos. E um dos principais setores de que sofreu com mudanças tão repentinas foi o artístico, especialmente o teatro. Com peças presenciais suspensas, as luzes dos palcos estão apagadas há mais de um ano. Assim, atores e companhias de teatro precisaram se reinventar para sobreviver à pandemia.

Fernando Lopes Lima viveu um grande desafio em 2020. Ele tinha acabado de montar seu próprio grupo de teatro, a Cia Teatro do Mundo, quando a crise começou. Desesperado para manter os trabalhos em dia, teve que migrar para o digital e criar projetos que nem pensava que poderia fazer.

Foi então que o artista inventou uma série de bate-papos online com amigos de teatro espalhados pelo país. Assim nasceu a série “Teatro Brasileiro – Fora do Eixo”, que realizou mais de 100 lives em 2020 e 2021.

“Esses encontros, estudos e pesquisas, me fortaleceram, me ajudaram a pensar caminhos possíveis de criação. Em Campo Grande, os teatros foram fechados bem antes da pandemia, estamos acostumados a transformar qualquer espaço em espaço cênico. Em tempos de crise, somos os primeiros prejudicados e, apesar disso, unimos forças para prosseguir contribuindo com a melhoria do mundo e resistindo”, disse Fernando ao Midiamax.

A Cia Teatro do Mundo também apresentou uma série de espetáculos para crianças no Drive-in do Shopping Bosque do Ipês, leituras dramatizadas via vídeo conferência, pod-casts semanais e oficinas. Além disso, contribuiu com espetáculos e grupos de outras cidades: “Rosa e Margarida”, “Outros Dois”, “Pod-Cast sobre a vida da Glauce Rocha” e “Do Bem Amado”. Atualmente, Lopes está produzindo um sobre os de teatro de Campo Grande.

Apesar de ter conseguido manter a magia do teatro viva ao longo desse tempo, o artista afirma que a transição do presencial para o digital não é fácil. “O teatro é a arte da aglomeração, o teatro existe entre o público e o artista. Eu sou um artista de teatro, mas a necessidade me obrigou a transpor o teatro de um ambiente a outro”, comenta o ator, que está na expectativa de voltar aos espetáculos no próximo ano. “Estamos com saudade do público”.

Um novo caminho

E não é só o Fernando que sente saudade de ouvir os aplausos de cima do palco. O ator André Tristão, de 32 anos, também não vê a hora de voltar a fazer teatro. Ele é brincante de teatro da Casa de Ensaio, faz parte do Teatral Grupo de Risco e também coordena o núcleo experimental da UFMS.

Para ele, a principal diferença entre o presencial e o online, é que não tem como fazer teatro distante das pessoas. Na Internet, tudo é muito limitante.

[Colocar ALT]
André Tristão (Foto: Divulgação)

“Apesar de trabalhar a linguagem e os conceitos, o teatro é ali, na hora, é vivo, real e ao vivo. Tem muito contato, é suor, respiração, transpiração, você se conecta com o outro fisicamente também. Como fazer isso sem encostar um no outro?”, questiona André.

Foi então que ele decidiu fazer algumas adaptações. No grupo de teatro, passou a executar projetos e fez algumas apresentações presenciais seguindo todas as medidas de proteção, como distanciamento social e uso máscara.

Ele também precisou mudar um pouco suas aulas de teatro. Antes com mais de 30 alunos, André permitiu apenas a presença de 9 e todos em dia com as medidas de proteção. “Passado um ano e pouco da pandemia, a gente consegue entender um pouco como lidar com as situações”, recorda.

Além disso, ator descobriu um novo caminho enquanto não consegue trabalhar com o teatro: o audiovisual. Aprovado na Lei Aldir Blanc, ele misturou teatro, dança, poesia e audiovisual. Confira:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

TJ-MS derruba decisão que rejeitava ação contra ex-prefeito e 11 ex-vereadores de Lada´rio

dourados

Prefeitura de Dourados emite alerta de golpe com uso de brasão do município

Defesa de Lucas de Lima fala em ‘perseguição’ do PDT ao rejeitar volta ao partido

Mato Grosso do Sul deve ganhar 665 novos reservatórios de água para atender famílias assentadas e quilombolas

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

avião

Monomotor faz pouso de emergência na BR-101 de Santa Catarina

Últimas Notícias

Transparência

Justiça proíbe Prefeitura de Paranaíba de gastar com festas e publicidade até construir UTR

Unidade de Tratamento de Resíduos era parte de acordo para dar fim a lixões de Paranaíba e discutido na Justiça há quase 20 anos. Cronograma da UTR sofreu atrasos

Cotidiano

Mora de aluguel? Declarar essa despesa à Receita Federal é obrigatório; saiba como fazer

Aluguel é rendimento tributável por parte do locador e uma despesa por parte do inquilino

Polícia

VÍDEO: Após colisão, BMW vai parar em canteiro nos altos da Avenida Afonso Pena

Após bater e perder o controle, um veículo modelo BMW foi parar no canteiro da Avenida Afonso Pena, próximo à Vila Morena, espaço de eventos de Campo Grande. O acidente acontece no final da manhã deste sábado (5), e envolveu, aparentemente, dois veículos de luxo. Vídeo gravado por testemunhas, e divulgados em uma página de … Continued

Polícia

VÍDEO: Homem se pendura em poste para furtar fios de energia

Flagra foi registrado no bairro Guanandi II