Artesãos de participam da 21ª edição da Fenarte, considerada a maior feira de da América Latina. Até o dia 19 de dezembro, sul-mato-grossenses representam o Estado e levam vários tipos de arte regional ao Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, Olinda (PE).

Representam o Estado as artesãs Rosenir Batista, Ana Vitorino da Silva Leodério e Anselma Vitorino da Silva Leodério e as entidades representativas do artesanato União Estadual dos Artesãos de Mato Grosso do Sul – UNEART/MS, Associação dos Produtores de Artesanato e Populares do MS – PROART/MS e Sindicato dos Artesão de Mato Grosso do Sul – SINARTE.

Segundo os especialistas, o artesanato de Mato Grosso do Sul retrata costumes, tradições e demais referências culturais do Estado. É produzido, em grande parte, com matérias primas locais e manifesta a criatividade e a identidade cultural do povo sul-mato-grossense.

As peças trazem à tona temas referentes ao Pantanal; às populações indígenas; ao intercâmbio cultural favorecido pelas divisas, pelas fronteiras com Paraguai e Bolívia e pelo movimento migratório de várias partes do país e do mundo para o Estado.

Na Fenarte, os profissionais dividem um espaço coletivo de 30m² para a divulgação e comercialização dos artesanatos.