“João da Moto” é o nome do que conta a história do campo-grandense João Carlos Estevão de Andrade, de 63 anos, e sua trajetória para exercer a liberdade tendo paralisia cerebral. A busca da independência e realização pessoal ganhou o apoio influencer digital ClarinhaMar que em colaboração ao projeto vai realizar, em conjunto com João, uma live para a pré-venda do livro neste sábado (15) às 17h. Parte da renda arrecadada com a venda do livro será revertida para a Pestalozzi de Campo Grande.

João, conhecido como ‘João da Moto' em Campo Grande por rodar pela cidade com seu triciclo adaptado. Por isso, inclusive, é conhecido por quebrar padrões e estigmas envolvendo pessoas com deficiência. Por isso, ganhou as páginas de um livro ‘homônimo' no formato de biografia pelas mãos da escritora e amiga Lenilde Ramos.

João Carlos Estevão de Andrade acompanhado da escritora e amiga Lenilde Ramos, autora do livro biográfico ‘João da Moto' (Foto: Arquivo Pessoal)

 

O livro vai contar com apoio de ClarinhaMar (@clarinhamaroficial), famosa na internet por falar de deficiência de forma simples e positiva. Com mais de 170 mil seguidores, a jovem é escritora, palestrante e estudante de Letras na de Brasília. Tem paralisia cerebral mista e ano passado se tornou uma digital influencer de relevância nacional, o que intensificou o seu trabalho como palestrante.

Em colaboração ao projeto, Clarinha Mar vai realizar uma live de lançamento para a pré-venda do livro com João Carlos neste sábado (15) às 17h  pelo da Pestalozzi de Campo Grande (@pestalozzicg). O encontro promete ser especial, trazendo uma perspectiva não convencional sobre a pessoa considerada como deficiente.

Para acompanhar a live e garantir seu exemplar na pré-venda, basta acessar a página da Pestalozzi de Campo Grande no Instagram no sábado (15) às 17h. O link para compra será disponibilizado durante a transmissão. Os dez primeiros livros vendidos serão acompanhados de um brinde exclusivo da Lojinha.

Sobre o livro

No livro “João da Moto”, a escritora Lenilde Ramos faz um profundo mergulho na biografia, no pensamento e na convivência de João Carlos Estevão de Andrade com a paralisia cerebral. João Carlos vive em Campo Grande desde os sete anos de idade, mas nasceu no Rio de Janeiro, de um parto que ‘passou da hora'. Essa ocorrência roubou o oxigênio necessário para que seu cérebro fizesse a necessária conexão entre o comando e a execução dos movimentos.

Entre os objetivos do livro, está o de desmistificar preconceitos em relação às pessoas com deficiência. E os dois fazem isso, por meio do impacto que sua condição teve nos pais e na família, na infância divertida e mais próxima possível do normal, onde um menino esperto e agitado procurava romper com as convenções impostas a ele.

O livro passeia pelos questionamentos trazidos pela adolescência e por uma juventude marcada pelo despertar de uma capacidade intelectual instigadora, que passou a exigir dele uma força considerável de luta, de inconformismo e de busca pela realização pessoal.

Serviço

Live Lançamento do Livro ‘João da Moto'
Quando: Sábado (15), às 17h
Onde: Instagram da Pestalozzi de Campo Grande (@pestalozzicg)
Quanto: Participação gratuita