O grupo de Fulano di Tal traz ao palco online a ´7ª Mostra Fulano di Tal de Teatro´ a partir desta quinta-feira (10). De 10 a 12 de junho, às 19 horas, será apresentado o espetáculo infantil ´A Fabulosa História do Guri-Árvore´ e, de 17 a 19 e, de 24 a 26 de junho, o espetáculo ´Do Bem-Amado´. Este projeto foi contemplado no edital do Programa Municipal de Fomento ao Teatro FOMTEATRO/2019, promovido pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Cultura e – SECTUR.

Espetáculo ´A Fabulosa História do Guri-Árvore´

É a partir de um amontoado de coisas desúteis que os irmãos Abílio (Douglas Moreira) e Palmiro (Edner Gustavo) iniciam uma viagem por uma terra estranha, em ´A Fabulosa História do Guri-Árvore´. Fuçando nos objetos espalhados pelo quintal, eles encontram uma Geringonça Desreguladora de Memórias, que dá início a contação dessa fabulosa história. Através do lúdico e por meio do teatro de animação (objetos, bonecos e sombras), pantomima e da palhaçaria, são contadas histórias do nosso quintal utilizando também o Fazedor de Imaginanças.

Junto aos personagens, se fazem presentes o vovô Manoel de Barros, Bernardo, Bugrinha (Conceição dos Bugres), a Professora Maria da Glória Sá Rosa, Lídia Baís, Wega Nery e, na trilha, as composições feitas especialmente para o espetáculo pelo músico e ator Ewerton Goulart. A dramaturgia é de Edner Gustavo e Manolo Schittcowisck, com encenação coletiva do grupo e a direção de Marcelo Leite. A classificação é livre.

Com este espetáculo o Fulano di Tal participou do ´Prêmio Campo Grande ao Teatro – 1ª Edição´, em janeiro deste ano, uma mostra competitiva em que ganhou os prêmios de melhor: Direção, Cenografia, Figurino, Texto, Operação de Luz, Sonoplastia, Maquiagem, Espetáculo Infantil (Júri Técnico) e Espetáculo Infantil (Júri Popular).

(Divulgação, Fulano di Tal)

 

Espetáculo ´Do Bem-Amado´

O espetáculo conta a história de Odorico Paraguaçu, prefeito da cidade de Sucupira do Sul, que tem como principal meta de governo a inauguração de um cemitério municipal. Com o apoio das irmãs Cajazeiras Dorotéa, Dulcinéa e Judicéa (com as quais o político mantém relações muito próximas), a ajuda de seu secretário Dirceu Borboleta, a oposição de Neco Pedreira (dono do único jornal da cidade) e com os conselhos do Vigário da cidade, o prefeito Odorico precisa encontrar um meio para conseguir realizar sua meta.

Fulano di Tal iniciou uma trilogia sobre questões sociais brasileiras em 2013, com a montagem de “O Santo e a Porca” de Ariano Suassuna, deu continuidade em 2015 com a montagem de “Ópera do Malandro” de Chico Buarque, e finda atualmente com a montagem “Do Bem-Amado”. Nos dois primeiros espetáculos foram levantadas questões, preposições, críticas e reflexões sobre temas como religiosidade e avareza, leis trabalhistas, exploração do trabalho, contrabando de produtos estrangeiros, preconceito com a homossexualidade e para essa última montagem a política, tema bastante atual.

“Em todas as montagens não perdemos nossa assinatura cênica, tampouco qualidade visual em detrimento do tema, e nesse último trabalho pretendemos uma cena rica em imagens e qualidades teatrais, tecnologias que aprimorem o nosso fazer artístico, e posicionamento social. Sem perder o ludismo, o lirismo e a excelência artística. Neste ano, reformulamos o espetáculo, com um elenco renovado e situações mais atuais”, conta Marcelo Leite, diretor e ator do grupo.

O espetáculo que será apresentado na Mostra é uma remontagem da versão criada pelo Fulano di Tal em 2019. Livremente inspirado na famosa obra “O Bem-Amado” de Dias Gomes, com direção e encenação de Anderson Bosh, dramaturgia de Edner Gustavo e Marcelo Leite com colaboração do elenco da companhia. No palco apresentam-se Douglas Moreira, Edner Gustavo, Ewerton Goulart (também faz a direção musical), Fernando Lopes Lima e Marcelo Leite. A iluminação é de Camila Jordão e Yuri Tavares. Nesta montagem a trilha sonora é executada pelos atores em cena que tocam e cantam ao vivo.

Serviço

A ´7ª Mostra Fulano di Tal de Teatro´ é gratuita e acontece durante o mês de junho, com transmissão online pelo Youtube do grupo. Mais informações pelo Facebook, Instagram, pelo site www.fulanodital.com.br ou pelos telefones/whatsapp (67) 9 9202-0449 / (67) 9 9339-5734.