Apesar da pandemia do novo coronavírus, o (MEC) reafirmou nesta segunda-feira (4) que vai manter as datas de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2020. Nas redes sociais, o novo vídeo de divulgação do virou motivo de discussões e até memes acusando a Ministério de ‘elitismo' por não levar em consideração estudantes sem internet, por exemplo.

Os alunos que forem prestar a prova, marcada para novembro, devem realizar a inscrição entre os dias 11 e 22 de maio, pelo site oficial do Enem. Desde o início da pandemia, o ministro da pasta, Abraham Weintraub, vem se recusando a mudar os prazos do principal exame para inserção em universidades do país. Em publicações recentes, ele diz que “O Brasil não pode parar”.

No vídeo promovido pelo Ministério da Educação, adolescentes tentam justificar a importância da prova este ano, que foi mantida em sua data original, mas acabam ignorando que nem todos os alunos têm boas condições de estudar para a prova durante a pandemia.

Embora o percentual de brasileiros com acesso à rede tenha aumentado de 69,8% em 2017 para 74,7% em 2018, 25,3% ainda não têm internet à disposição. Nos tempos de pandemia, o ensino à distância (EaD) é a principal ferramenta do Ensino e necessita primordialmente do acesso às redes.

“E se uma geração de novos profissionais fosse perdida? Médicos, enfermeiros, engenheiros, professores. Seria o melhor pro nosso país? A vida não pode parar. É preciso ir à luta, se reinventar, se superar”, diz um “aluno”. Em seguida, uma garota diz: “Estude, de qualquer lugar, de diferentes formas, pelos livros, internet, com a ajuda a distância dos professores”.

 

Nas redes sociais, internautas não tardaram a criticar a medida e destacar as dificuldades encontradas por grande parte dos estudantes brasileiros, principalmente em meio a pandemia do coronavírus. Confira algumas das reações abaixo:

https://twitter.com/GrauBarbie/status/1257598279531089920?s=20