Tradição em MS, tereré é declarado patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco
O tereré, bebida típica do Paraguai e incorporado a cultura sul-mato-grossense, foi declarado patrimônio imaterial da humanidade nesta quinta-feira (17) pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). A candidatura das “Práticas e Saberes Tradicionais Tereré na cultura Pohã Ñana” foi feita em março de 2019 pelo Paraguai e aceito durante […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O tereré, bebida típica do Paraguai e incorporado a cultura sul-mato-grossense, foi declarado patrimônio imaterial da humanidade nesta quinta-feira (17) pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).
A candidatura das “Práticas e Saberes Tradicionais Tereré na cultura Pohã Ñana” foi feita em março de 2019 pelo Paraguai e aceito durante videoconferência de votação dos membros do Comitê de Patrimônio da Unesco. É a primeira vez que o país consegue incluir um item na lista de patrimônios imateriais.
Em Campo Grande, apesar de vendido na maioria dos supermercados da cidade, a erva para preparo da bebida tem como “casa” o Mercadão Municipal, com suas tradicionais bancas de erva de tereré.
O cuscuz também foi incluído na lista, pela aprovação de pedido feito por Argélia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia, nesta quarta-feira (16). O prato, feito à base de farinha ou polvilho, é bastante consumido no nordeste do país. No mesmo dia, o chamamé, que tem origem argentina e se popularizou no sul do Brasil, também foi eleito patrimônio imaterial da humanidade.
História entre dois países
Por meio da Resolução nº 219/2019, a Secretaria Nacional da Cultura (SNC) do Paraguai, declarou o Patrimônio Cultural Imaterial Nacional dos Saberes e Práticas Tradicionais Tereré, na Cultura Pohã Ñana.
Em março de 2019, a Comissão de Salvaguarda do PCI, chefiada pelo SNC, reuniu-se sob a presidência do Ministro Rubén Capdevila e aprovou a promoção da candidatura perante a Unesco, dando início ao processo de imediato, com o apoio de todos os setores envolvidos.
O ministro da cultura do país vizinho comemorou a conquista em sua conta no Twitter. “Nos enche de orgulho obter pela primeira vez este reconhecimento mundial, para uma manifestação cultura nacional que ultrapassa gerações e continua vigente até os dias atuais”, escreveu.
Celebramos el histórico logro que significa la declaración como Patrimonio Cultural Inmaterial de la Humanidad (PCI) a las “Prácticas y Saberes Tradicionales del Tereré en la Cultura del Pohã Ñana, bebida ancestral guaraní en Paraguay” por parte de la UNESCO. pic.twitter.com/nCDs7WxvRU
— Rubén Capdevila (@capdevila_ruben) December 17, 2020
Assim como no Brasil, no Paraguai, a prática de consumir tereré, que em circunstâncias normais se faz em grupos, representa um ato de confiança e promove a inclusão, a equidade social e a diversidade cultural, sem distinção de crenças religiosas, classes sociais, idade ou sexo.
A indicação inclui não só a cultura de consumo, mas também enfatiza as pessoas que estão envolvidas na produção, comercialização, consumo e transmissão dessa tradição, de geração em geração.
O texto da candidatura indicava também que o Estado paraguaio adotou uma abordagem participativa, com o objetivo de completar o processo de candidatura, realizando workshops e consultorias com diferentes setores, garantindo um processo inclusivo ao longo da preparação da candidatura e salvaguardando-a do elemento, incluindo a participação da comunidade no processo de candidatura em diversas formas, como entrevistas, que foram realizadas nos campos de trabalho, bem como uma investigação sobre o tereré, com foco em ser uma bebida tradicional no Paraguai.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Equipe de Luan Santana esclarece suposta internação; saiba como ele está
Após suposta internação de Luan Santana vir à tona, equipe do cantor quebra o silêncio e dá detalhes de seu quadro de saúde; confira
Dentista famosa que deixou pacientes com boca torta e necrose em Campo Grande é alvo do MP
Mulher foi indiciada pela polícia e responde a pelo menos oito ações na Justiça por erros em procedimentos estéticos
Onça é comparada a Fernanda Torres e ganha nome da atriz no Pantanal: ‘sensibilidade humana’
Além dela, um macho recém descoberto no Pantanal foi batizado com o nome de Walter Salles, em homenagem ao diretor do filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, indicado ao Oscar
Mãe de bebê que chegou morta em hospital consumiu uma caixa de cerveja na noite anterior
A Perícia feita no local também constatou a situação de precariedade onde a bebê vivia.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.