Não é de hoje que muitas celebridades de abraçam as causas ambientais. Frequentemente, atores e atrizes se posicionam sobre o assunto e participam de campanhas com foco nas mudanças climáticas e em defesa dos animais. A diferença é que agora isso não está mais ficando só no discurso.

Os últimos jantares de luxo e tapetes vermelhos também já começaram a repensar seus hábitos e a sustentabilidade é a palavra da vez, tanto nos looks dos convidados como nas produções dos eventos.

Mudanças no oscar
Léa Seydoux, com vestido Louis Vuitton, seda sustentável – Jane Fonda, repetindo o look – Joaquin Phoenix, terno 100% sustentável por Stella McCartney.

Festas não serão mais as mesmas

Os chefes do Globo de Ouro, do Critics' Choice Awards e do Screen Actors Guild, eventos realizados em janeiro de 2020, deram a largada na tendência, servindo somente pratos veganos.

As mudanças refletem não só o pensamento de quem organiza os jantares. Mas também o ideal de muitos dos convidados, que não consomem alimentos de origem animal e, há algum tempo, solicitam a mudança dos menus.

O ator Joaquin Phoenix, um dos indicados ao Globo de Ouro por seu papel em Coringa, foi um dos porta-vozes do pedido e afirmou, em entrevista, que “consumir animais não é mais uma escolha pessoal justa.”

Phoenix também usou o mesmo black tie em todos os eventos de gala do ano passado, levando a discussão também para o universo da moda.

Em edições anteriores das premiações do cinema, algumas atrizes já haviam começado esse movimento, repetindo looks usados em outras aparições públicas, como forma de protesto.

mudanças no oscar, inclusive no menu
Menu 70% vegano

Oscar 2020 ainda não foi 100% vegano

O cardápio da cerimônia do , que foi realizado no dia 9 de fevereiro de 2020, ainda não foi totalmente vegano — apenas cerca de 70%. Mas a organização do evento anunciou de última hora que o menu foi alterado e só foram servidos alimentos produzidos de maneira sustentável.

Outra mudança que a de Artes e Ciências Cinematográficas, que realiza a premiação, foi a diminuição do uso de plástico. Não foram distribuídos copos e garrafas descartáveis durante o evento, eles foram substituídos por itens feitos de vidro.

Estilo de vida das celebridades estão mudando

Além de estarem aderindo à alimentação vegana ou, pelo menos, se preocupando com a origem dos alimentos que consomem, muitas celebridades de Hollywood também estão mudando os seus estilos de vida, com foco na sustentabilidade.

Há, por exemplo, quem esteja trocando os tradicionais jatinhos e aviões por carros híbridos e elétricos, para as viagens, e até por bicicletas, para o dia a dia. As formas de utilização de energia, reciclagem de lixo e consumo de moda também estão entre as mudanças adotadas pelas celebridades.

Muitos estúdios também já estão adaptando as suas rotinas com o foco na preservação ambiental. Alguns exemplos são a instalação de painéis solares para a captação de energia, a substituição de plástico por papel, a adoção de utensílios reutilizáveis e a redução do uso de veículos.

Se depender de Hollywood, vamos deixar um futuro melhor para as próximas gerações. E uma coisa que não podemos negar é que por lá circulam pessoas bastante influentes para criar e mudar tendências.