Na próxima sexta-feira (16), às 16 horas, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de MS, realiza a pré-estreia do projeto Inspiracine: Mulheres, com transmissão ao vivo no canal do Youtube do . O projeto tem início com a série de MS “Annelies”, sobre a refugiada alemã e judia Anne Frank.

O projeto será lançado oficialmente no dia 19 de outubro, na abertura do XII Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, que terá como tema “Violência de Gênero e : Desafios no enfrentamento de duas pandemias do Século XXI”.

A ideia é fomentar debates qualificados sobre e igualdade de gênero. A proposta envolve a contação de histórias desenvolvida com narrativas e biografias de personalidades femininas com histórias inspiradoras, em forma de séries. A ideia é possibilitar um espaço de debate e despertar o pensamento crítico, principalmente quanto à igualdade de gênero e direitos humanos.

Séries inéditas com personalidades femininas

A primeira obra escolhida para ser reproduzida foi o Diário de Anne Frank, uma adolescente alemã de origem judaica, vítima do Holocausto. Nascida Annelies Marie Frank, ela se tornou uma das figuras mais discutidas do século XX após a publicação do livro Diário de Anne Frank.

A primeira temporada da série tem 11 episódios, sob o nome ‘Annelies', e foi produzida para ser utilizada pela Coordenadoria da Mulher como material didático em trabalhos preventivos de combate à violência contra a mulher em grupos de jovens, crianças e até adultos.

Toda a proposta de trabalho está baseada em narrativas e biografias de personalidades femininas que fazem parte do projeto Mulheres Inspiradoras, da professora Gina Vieira Pontes, aliada à liberdade poética em tempos de predominância da mídia como espaço educativo.

“O Inspiracine: Mulheres é uma proposta da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar em parceria com a Secretaria de Comunicação; com a professora Gina Vieira; Grupos Batucando Histórias e Coletivo Usina, visando a prevenção da violência doméstica e familiar contra as mulheres, o debate pela igualdade de gêneros e dos direitos humanos. E a primeira série será uma releitura da vida da jovem Anne Frank, cujo diário pessoal inspirou o mundo na luta pela igualdade e pelos direitos humanos”, explica a juíza Helena Alice.

Proposta e público alvo

O público escolhido para este projeto é o infantojuvenil, contudo a proposta pode ser ampliada, já que o material pode ser utilizado para diferentes faixas etárias, por não ter inadequações ou temas/discussões sem contexto.

A proposta tem o apoio do Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica (Fonavid), da ONU Mulheres Brasil e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Toda a produção ficará disponível em ambiente público no portal do Tribunal de Justiça de MS e pode ser acessado pelo www.tjms.jus.br/InspiraCine.

O material de apoio estará disponível no mesmo ambiente e sempre que professores, educadores, palestrantes e interessados fizerem uso é importante fazer o registro de uso na mesma página, por meio das redes sociais exclusivas do projeto: @InspiraCineTJMS.

A solenidade de pré-estreia será transmitida nesta sexta-feira (16), às 16 horas, ao vivo, no canal do Youtube do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.