Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Série de MS abre projeto ‘InspiraCine: Mulheres’, sobre igualdade de gênero

Na próxima sexta-feira (16), às 16 horas, a o Tribunal de Justiça de MS realiza a pré-estreia do projeto Inspiracine: Mulheres
Arquivo -

Na próxima sexta-feira (16), às 16 horas, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de e Familiar de MS, realiza a pré-estreia do projeto Inspiracine: Mulheres, com transmissão ao vivo no canal do Youtube do . O projeto tem início com a série de MS “Annelies”, sobre a refugiada alemã e judia Anne Frank.

O projeto será lançado oficialmente no dia 19 de outubro, na abertura do XII Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, que terá como tema “Violência de Gênero e Covid-19: Desafios no enfrentamento de duas pandemias do Século XXI”.

A ideia é fomentar debates qualificados sobre e igualdade de gênero. A proposta envolve a contação de histórias desenvolvida com narrativas e biografias de personalidades femininas com histórias inspiradoras, em forma de séries. A ideia é possibilitar um espaço de debate e despertar o pensamento crítico, principalmente quanto à igualdade de gênero e direitos humanos.

Séries inéditas com personalidades femininas

A primeira obra escolhida para ser reproduzida foi o Diário de Anne Frank, uma adolescente alemã de origem judaica, vítima do Holocausto. Nascida Annelies Marie Frank, ela se tornou uma das figuras mais discutidas do século XX após a publicação do livro Diário de Anne Frank.

A primeira temporada da série tem 11 episódios, sob o nome ‘Annelies’, e foi produzida para ser utilizada pela Coordenadoria da Mulher como material didático em trabalhos preventivos de combate à violência contra a mulher em grupos de jovens, crianças e até adultos.

Toda a proposta de trabalho está baseada em narrativas e biografias de personalidades femininas que fazem parte do projeto Mulheres Inspiradoras, da professora Gina Vieira Pontes, aliada à liberdade poética em tempos de predominância da mídia como espaço educativo.

“O Inspiracine: Mulheres é uma proposta da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar em parceria com a Secretaria de Comunicação; com a professora Gina Vieira; Grupos Batucando Histórias e Coletivo Usina, visando a prevenção da violência doméstica e familiar contra as mulheres, o debate pela igualdade de gêneros e dos direitos humanos. E a primeira série será uma releitura da vida da jovem Anne Frank, cujo diário pessoal inspirou o mundo na luta pela igualdade e pelos direitos humanos”, explica a juíza Helena Alice.

Proposta e público alvo

O público escolhido para este projeto é o infantojuvenil, contudo a proposta pode ser ampliada, já que o material pode ser utilizado para diferentes faixas etárias, por não ter inadequações ou temas/discussões sem contexto.

A proposta tem o apoio do Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica (Fonavid), da ONU Mulheres Brasil e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Toda a produção ficará disponível em ambiente público no portal do Tribunal de Justiça de MS e pode ser acessado pelo www.tjms.jus.br/InspiraCine.

O material de apoio estará disponível no mesmo ambiente e sempre que professores, educadores, palestrantes e interessados fizerem uso é importante fazer o registro de uso na mesma página, por meio das redes sociais exclusivas do projeto: @InspiraCineTJMS.

A solenidade de pré-estreia será transmitida nesta sexta-feira (16), às 16 horas, ao vivo, no canal do Youtube do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira