A crise causada pelo afetou diretamente o bolso de grande parte dos brasileiros. Em tempos de pandemia, onde enxugar os gastos é prioridade até mesmo em datas comemorativas, o Jornal Midiamax convidou a chef de cozinha Nayara Giolando Curvelo para elaborar uma receita econômica feita com filés de merluza ao invés do tradicional bacalhau.

A cultura do bacalhau na é milenar, segundo os historiadores. Existem registros no Século IX do processamento do bacalhau na Islândia e na Noruega no Século IX. A chef explica que o cardápio combina com a Páscoa e fica tão saboroso quanto feito com o peixe tradicional, a diferença é a na conta bancária no fim do mês. “Bacalhuza à portuguesa” promete fazer bonito na mesa de qualquer família e vai arrancar elogios até dos paladares mais exigentes. “Nós transformamos o filé de merluza em um bacalhau genérico”, garante Nayara.

Ingredientes:

1kg de filé de merluza (Se o filé estiver muito grande, corte em quadrados de aproximadamente 10 cm.)

2 tomates médios em cubos grandes

2 cebolas médias em cubos grandes

2 batatas médias em rodelas finas

1 pimentão vermelho médio

1 pimentão amarelo médio

Azeitonas pretas

2 ovos cozidos

Meio vidro de azeite

Preparação do peixe:

Coloque os filés lado a lado em um refratário e cubra com 1 kg de sal refinado. Depois, cubra com papel toalha e leve para a geladeira por, pelo menos, 12 horas. No outro dia, lave os filés com água e coloque em uma panela com água para ferver por 5 minutos ou até que estejam cozidos. Cuidado para o peixe não desmanchar. Escorra e seque no papel toalha e está pronto para montar.

Montagem:

Regue com bastante azeite um refratário que possa ir ao forno, tempere os ingredientes com sal e pimenta do reino. Monte camadas com as batatas,cebola, tomate, azeitona preta, os pimentões e salpique o orégano.
Coloque os filés de merluza e mais uma camada de pimentões, cebola, tomate, azeitona preta e agora os ovos cozidos cortados em rodelas, salpique o orégano e a salsinha. Cubra com papel alumínio.
Leve ao forno pré aquecido 180° graus por 40 minutos.  Retire o alumínio e deixe mais 10 minutos.