Saiba como ver chuva de meteoros prevista para madrugada desta quarta
Se você adora estrelas cadentes não pode perder este fenômeno na madrugada desta quarta-feira (6). Por volta das 2h da manhã (horário de Mato Grosso do Sul) está previsto o pico da maior chuva de meteoros do ano, a Eta Aquáridas, com expectativa de 50 meteoros no céu, por hora. O que faz deste evento […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Se você adora estrelas cadentes não pode perder este fenômeno na madrugada desta quarta-feira (6). Por volta das 2h da manhã (horário de Mato Grosso do Sul) está previsto o pico da maior chuva de meteoros do ano, a Eta Aquáridas, com expectativa de 50 meteoros no céu, por hora. O que faz deste evento especial é o ponto onde os meteoros convergem, na constelação de Aquário (por isso o nome), e a sua composição: resquícios do famoso cometa Halley.
A Eta Aquáridas também é conhecida por sua rapidez e densidade, conforme publicou o Uol. Centenas de meteoros viajam a impressionantes 70 km/s, incandescentes na atmosfera da Terra, deixando rastros brilhantes no céu noturno. Alguns deles podem até parecer “explodir”. O evento astronômico de hoje é visível a olho nu.
“É praticamente certo que vocês conseguirão ver alguns meteoros riscando o firmamento. A quantidade depende do local onde estiverem. O melhor de tudo? Vocês podem observar de suas casas e respeitar as medidas de isolamento social, imprescindíveis em meio à pandemia da Covid-19”, diz o astrônomo Julio Lobo, do Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, ao noticiário.
Na madrugada de quarta (6) para quinta-feira (7), o espetáculo se repetirá, mas com menor intensidade. Para ver é muito simples, basta seguir as dicas abaixo:
Torça por um céu sem nuvens e procure um lugar com pouca luz, como uma varanda ou quintal.
Quanto menos poluição luminosa, mais chances de observação.
Fique confortável.
Sente em uma cadeira, proteja-se do frio e evite usar o celular (para não se distraírem e nem ter a visão ofuscada pela claridade da tela).
Os olhos demoram cerca de 20 minutos para se acostumar com a baixa luminosidade e a diferenciar a luminosidade dos diferentes corpos celestes (estrelas, planetas, meteoros), Portanto olhe para o leste (onde o Sol nasce) e procure o ponto mais brilhante do céu, que será o planeta Júpiter. Logo abaixo de Júpiter, estará Saturno, de tom amarelo.
abaixo de Saturno, estará um astro de tonalidade alaranjada — é Marte; Visualizando Marte, olhe um palmo mais abaixo, onde estará a constelação de Aquário. Os meteoros vão aparentar surgir ao redor dela. Um serviço de observação dos céus (como o Skywalk, Starchart ou Stellarium) pode te ajudar a encontrar este ponto; Observe atentamente e esperem pelos meteoros. O pico será por volta das 2h30, quando a Lua crescente se põe, e eles estarão visíveis até o amanhecer..
Notícias mais lidas agora
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
Últimas Notícias
VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
Na Avenida Dr. Nasri Siufi na região do Jardim Tijuca
Grupo disfarçado de agentes da PF assalta casa de filho de Maluf no Morumbi
O imóvel fica no Morumbi, na zona sul de São Paulo
Cano marca no fim e Fluminense escapa de derrota para o Fortaleza no Maracanã
O Fortaleza estacionou nos 64 pontos
Caminhoneiro é flagrado dirigindo bêbado e oferece dinheiro a guardas municipais
Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22) na Avenida Gury Marques
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.