Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Saiba como identificar síndrome de Borderline, psicopatologia que afeta Raíssa de A Fazenda

Desde que protagonizou momentos de fúria, no reality A Fazenda, Raíssa Barbosa trouxe a tona uma psicopatologia até então desconhecida por muitas pessoas. Na formação da primeira roça, a vice-muss bumbum 2017 socou a cama, abafou gritos no travesseiro e se trancou no banheiro. O comportamento foi classificado pelos internautas como sintomas da síndrome de Borderline. […]
Arquivo -

Desde que protagonizou momentos de fúria, no reality A Fazenda, Raíssa Barbosa trouxe a tona uma psicopatologia até então desconhecida por muitas pessoas. Na formação da primeira roça, a vice-muss bumbum 2017 socou a cama, abafou gritos no travesseiro e se trancou no banheiro. O comportamento foi classificado pelos internautas como sintomas da síndrome de Borderline.

A síndrome de Borderline é uma psicopatologia que se refere à saúde mental em que a pessoa apresenta uma instabilidade constante do e do comportamento, com mudanças de atitude súbitas e de forma impulsiva, levando a episódios intensos de raiva, ansiedade e . A psicóloga Arali Helena Stort, professora do curso de Psicologia Universidade de Franca (UNIFRAN), avalia que a pandemia e o têm contribuído para o aumento desse problema e dá algumas informações sobre essa síndrome.

Segundo a psicóloga, as principais características são: o afeto intenso; comportamento impulsivo; adaptação superficial a situações sociais; episódios psicóticos transitórios; desequilíbrios em relacionamentos, que vai de uma extrema dependência à superficialidade transitória e uma propensão a pensamentos vagos.

“É um transtorno de difícil diagnóstico, porém cuja identificação e tratamento correto são de extrema importância para o indivíduo. Para indentificar é preciso observar que há um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem, dos afetos e de impulsividade acentuada que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos”, relata a professora universitária.

A especialista argumenta ainda, que a pessoa diagnosticada com a síndrome de Borderline precisa do acompanhamento de um profissional para indicar o melhor tratamento para cada caso.

“Dentro dos tratamentos, podemos destacar: psicofarmacoterapia, entrevistas conjuntas, atendimento familiar (intervenção na crise e alívio dos sintomas agudos, prevenção dos outros membros, adequação da família); atendimentos aos pais (separadamente do paciente) e modalidades estratégicas de psicoterapia”, sugere Arali.

Quanto à relação dessa síndrome com a pandemia do coronavírus, a psicóloga relata que a saúde mental é uma das áreas mais atingidas e que merece atenção e reflexão, sobretudo nesse momento.

“ O isolamento social, os riscos de estar exposto ao vírus e a incerteza em relação ao futuro têm sido encarados de forma diferente por cada indivíduo. O que para alguns pode trazer sentimentos passageiros de tristeza ou ansiedade, para outros pode desencadear um transtorno mental e também agravar a síndrome Borderline”, explica.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com 5ª correção de contrato, obra em terminais da Capital salta para R$ 1,3 milhão

Morto no rodoanel de Ponta Porã tinha 30 anos e morava em Uberlândia

Bolsonaro critica presença de Janja na China: ‘vexame atrás de vexame’

Jornalista de CG em membros de organizações sociais recebem  prêmio

Notícias mais lidas agora

empresário hrms

Justiça nega pedido de prisão, mas pede uso de tornozeleira para empresário acusado de desvio no HRMS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Mulher é assassinada a tiros dentro de casa na frente do filho de 14 anos em MS

Dois torcedores são internados após serem atingidos por placa de metal que caiu no MorumBis

Últimas Notícias

Polícia

Simone foi assassinada a tiros dentro de casa por filho de amante que também foi preso em MS

Rapaz se apresentou na delegacia com advogado

Famosos

Abalada, Zilu Camargo anuncia perda na família: ‘Coração despedaçado’

Zilu Camargou pegou os fãs de surpresa ao anunciar uma perda na família; abalada, ela fez uma homenagem especial nas redes sociais

Economia

Boutique’in: de um sonho em 2020 ao brinde com o público da 59ª EXPOAGRO 2025

Uma das novidades da EXPOAGRO 2025 é o Boutique’in, um boteco localizado em ponto estratégico do Parque de Exposições João Humberto de Carvalho e que se transformou no ponto de encontro durante a feira agropecuária.

MidiaMAIS

‘Pastor de ovelhas’ há 30 anos, Wislin conta segredos do manejo e intimidade com os animais

Wislin percorre MS e outros estados brasileiros manejando ovelhas