A pandemia do que assolou o mundo em 2020, e que ainda assola, foi motivo para que diversas esferas que conhecíamos como ‘normais' passassem a ter realidades diferentes. Aglomerações passaram a ser proibidas e o uso de máscara constante. Com as novas medidas de biossegurança e o novo normal, festas e shows foram um dos ramos mais atingidos pela pandemia e muitos deles tiveram que ser cancelados ou adiados para datas ainda incertas.

Separamos uma lista com alguns dos principais eventos que eram esperados para acontecerem em Mato Grosso do Sul e que tiveram o destino mudado para manter a biossegurança e saúde da população. Algumas ainda conseguiram adaptar os shows para lives com transmissão pela internet, outras mais tradicionais tiveram que reduzir o público ao máximo. Confira:

Leitão no Rolete e 40 anos de São Gabriel do Oeste

#Retrospectiva2020: Você lembra? Festas tradicionais de MS e shows foram cancelados na pandemia
viu casos de Covid-19 dispararem em junho | Foto: Divulgação | prefeitura de São Gabriel do Oeste

Em maio de 2020, a 27ª Festa do Leitão no Rolete e festividade de Aniversário de 40 anos do Município foram canceladas. A vigésima sétima edição da maior festa gastronômica do MS espera uma data futura ou no próximo ano, em 2021, de acordo com o término da pandemia.

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste anunciou no dia 30 de maio que a festa de aniversário de 40 anos da cidade do interior de MS contaria apenas com live do cantor Loubet. A transmissão aconteceu no dia 11 de maio no Facebook e no Youtube, e também arrecadou doações para as vítimas de covid-19 no município.

Festa de São João de Corumbá

#Retrospectiva2020: Você lembra? Festas tradicionais de MS e shows foram cancelados na pandemia

Celebrado desde o início do século 20, o Arraial de São João em Corumbá foi cancelado em razão da pandemia do coronavírus. A festa é patrimônio imaterial de Mato Grosso do Sul e envolve grande estrutura com shows, danças e praça de alimentação. O anúncio do cancelamento foi feito em live no Facebook da Prefeitura do município pelo prefeito Marcelo Iunes. Corumbá, na época, contava com cinco casos positivos da doença, sendo quatro importados e um comunitário.

De acordo com Iunes, a festa está totalmente cancelada para evitar aglomerações. “Não podemos gerar aglomerações, por isso, a festa em geral está cancelada. Nos reunimos com o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joílson da Cruz, e acertamos isso”, esclareceu.

O Banho de São João reúne milhares de devotos de São João Batista, muitos vêm de outras regiões do Brasil. O ritual, que remete ao batismo de João Batista nas águas do rio Jordão, faz de Corumbá, única cidade do Brasil a manter uma tradição secular. Outro evento suspenso devido a pandemia foi o Festival Internacional de Pesca (Fipec), que seria realizado nos dias 03 a 05 de abril, voltado para crianças e adultos.

Réveillon em Bonito

#Retrospectiva2020: Você lembra? Festas tradicionais de MS e shows foram cancelados na pandemia
Ilustrativa (Foto: Reprodução/Internet)

No dia 10 de dezembro foi anunciado o cancelamento da festa de Reveillon de La Musique, tradicional na virada de ano na cidade. O anúncio foi feito nas redes sociais do evento e a medida foi tomada para seguir as regras de biossegurança recomendadas por associações e entidades da cidade.

Segundo o site Bonito Notícias, no dia 23 de novembro, a Prefeitura de Bonito divulgou o novo Decreto Municipal Nº 266, após reunião com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MP/MS) sobre o status de Estado de Emergência de Saúde pela Prosseguir, depois de situações de durante feriados prolongados na cidade.

Em razão dessa medida, algumas pessoas que compraram ingressos para o Reveillon Bonito de La Musique (RBM) fizeram denúncia no dia 26 de novembro contra a realização do evento, pela falta do alvará de funcionamento que estão proibidos de ser emitidos, solicitando o reembolso dos valores pagos pelos ingresso.

Buteco do Gusttavo Lima

Lives do fim de semana com Gusttavo Lima, Carol Biazin, Vitão e mais

A organização do show ‘Buteco do Gusttavo Lima', evento que aconteceria dia 21 de março no estádio Morenão, em Campo Grande, decidiu pelo adiamento do evento em virtude da proliferação do novo coronavírus no Estado, e posteriormente, remarcará o show para outra data. A capital, até então, possuía dois casos confirmados da doença. O evento foi remarcado para o dia 20 de março de 2021.

“Em respeito à saúde e segurança de nossos clientes, fãs, artistas, funcionários, prestadores de serviços, o evento “Buteco do Gusttavo Lima” será adiado para uma data futura, sendo que, no prazo de 48 horas após a emissão deste comunicado, será disponibilizado no seu canal de atendimento e mídias sociais, as informações necessárias para àqueles consumidores que eventualmente queiram ter o valor do ingresso devolvido”, dizia trecho do comunicado.

Marília Mendonça, Luan Santana, Raça Negra e Dilsinho na Expogrande

#Retrospectiva2020: Você lembra? Festas tradicionais de MS e shows foram cancelados na pandemia
Foto: Divulgação

A Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) publicou nota em março de 2020 com o comunicado sobre o adiamento da Expogrande (Exposição e Industrial de Campo Grande), que estava marcada para acontecer entre os dias 16 e 26 de abril. As principais atrações eram Marília Mendonça, Luan Santana, Raça Negra e Dilsinho, entretanto, a exposição foi adiada.

A Associação justificou que é notório que o coronavírus avança em proporções alarmantes. Em Campo Grande, haviam dois casos confirmados. À época, a Prefeitura publicou um decreto com uma série de medidas, inclusive a proibição de eventos com público maior do que 100 pessoas.

“Fica, portanto, adiada a 82ª Expogrande por um período de 60 a 70 dias, ou até que seja afastado definitivamente o risco de contaminação pelo coronavírus em eventos de grande concentração de público, como é o caso desta feira agropecuária”, escreveu a Acrissul sobre o evento até então sem data definida.

Gal Costa em Campo Grande

Gal Costa é criticada depois de xingar Bolsonaro em show no FIB

Após 3 adiamentos, o show da turnê ‘A Pele do Futuro' teve a data mudada para 2021. A última data do show era prevista para o último dia 5 de dezembro, mas foi novamente repensada após o aumento de casos de coronavírus no Estado de Mato Grosso do Sul. A data prevista para a apresentação da artista, que tem 75 anos e integra o grupo de risco, agora é 24 de abril de 2021.

“Embora já tenhamos mudado a data da apresentação da cantora Gal Costa em Campo Grande alguma vezes, entendemos a necessidade de, mais uma vez, adiar a apresentação”, pediu a equipe da cantora em nota enviada para a Pedro Silva Promoções, que a realiza o evento do capital e que reiterou que os ingressos continuam valendo para a nova data.

“Em nome da cantora Gal Costa e da produtora Da Lapa, responsável pela produção do show A Pele do Futuro, pedimos desculpas ao público, mas entendemos ser o melhor caminho neste momento que parece o início de uma segunda onda da pandemia na cidade de , onde reside a grande parte da equipe, e com previsão de aumento de casos em todo o Brasil”, justificou.